Lula Côrtes é sepultado em Pernambuco

Músico e compositor é lembrado por álbum raro gravado com Zé Ramalho, "um dos maiores da música brasileira"

iG São Paulo |

Augusto Gomes
Lula Côrtes no Sesc Belenzinho, em São Paulo, no show de Alceu Valença
O cantor, compositor e poeta pernambucano Lula Côrtes, 61 anos, foi sepultado ontem à tarde do Cemitério de Jaboatão Velho, próximo do Recife. Pioneiro ao unir rock a ritmos nordestinos, Côrtes estava internado no hospital Barão de Lucena, na capital pernambucana, para tratar um câncer na garganta, que se espalhou pelo corpo. Sua última aparição pública havia sido em São Paulo, no último final de semana, em um show com Alceu Valença.

O músico ficou conhecido no início da década de 1970 por injetar novas ideias no rock brasileiro e dar os primeiros passos da música independente no país. Em 1973, lançou o álbum "Satwa", em parceria com o cartunista Lailson, mas foi com "Paêbiru", gravado com Zé Ramalho, que garantiu seu lugar na história.

Lançado em 1975, "Paêbiru" é uma das poucas pérolas do rock psicodélico produzido no Brasil e virou lenda por boa parte dos LPs terem sido destruídos numa enchente. Restaram cerca de 300 cópias, disputadas a tapa por colecionadores no país e ao redor do mundo – ainda é um dos discos em vinil mais procurados e pode valer até R$ 5 mil.

No último final de semana, no Sesc Belenzinho, em São Paulo, Lula Côrtes tocou ao lado de Zé da Flauta em um show para comemorar os 35 anos do disco "Vivo!", de Alceu Valença , já que os dois o acompanhavam nas turnês da época. No show, Valença enalteceu o legado de Cortês: "Esse homem fez um dos maiores discos da história da música brasileira, 'Paêbiru'. Uma salva de palmas para Lula Côrtes".

Atualmente, Cortês trabalhava como gerente de cultura do município de Jaboatão dos Guararapes. Ele pretendia relançar "Paêbiru" no Brasil, já disponível em CD no exterior. O álbum vai render um documentário dirigido por Cristiano Bastos e Leonardo Bonfim, em fase de montagem.

    Leia tudo sobre: lula côrtespaebirumúsica brasileira

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG