Lou Reed e Ornette Coleman vêm ao Brasil em novembro

Músicos estão entre as atrações da Mostra Sesc de Artes 2010

Augusto Gomes, iG São Paulo |

Getty Images
Lou Reed: ingressos esgotados na Flip
O movimentado mês de novembro em São Paulo acaba de ganhar mais algumas atrações de peso em seu calendário musical. Depois de Paul McCartney, duas lendas vivas também agendaram shows na cidade: o cantor e compositor Lou Reed, ex-líder do Velvet Underground, e o saxofonista Ornette Coleman, um dos pais do free jazz.

Os dois são as principais atrações da Mostra Sesc de Artes 2010, que acontecerá em diversas unidades do Sesc a partir do dia 19 de novembro. Além de Reed e Coleman, haverá atrações musicais como a banda dinamarquesa Raveonettes, o projeto Hallogallo 2010 e o músico americano Gil Scott-Heron. A venda de ingressos começa nesta segunda-feira (01/11).

Reed se apresenta nos dias 20 e 21 de novembro, no Sesc Pinheiros. No show, ele vai tocar o seu trabalho mais controverso, "Metal Machine Music". Lançado em 1975, o álbum é todo composto de distorções e barulhos de guitarras e já foi chamado de "o pior disco de todos os tempos". No palco, Reed estará acompanhado de Ulrich Krieger (sax tenor e eletrônica em tempo real) e Sarth Calhoun (processamento ao vivo).

A primeira performance de Reed acontece no mesmo dia do festival Planeta Terra, que tem atrações como Smashing Pumpkins, Pavement e Hot Chip. Já o segundo show acontece no mesmo dia da primeira performance de Paul McCartney na cidade.

O trabalho de Ornette Coleman não é menos radical que o "Metal Machine Music" de Lou Reed. O músico mexeu com os alicerces do jazz no final da década de 1950, ao criar o free jazz, uma estética que deixa de lado a harmonia e a melodia e privilegia a atonalidade e improvisações livres. No primeiro semestre, ele fez uma turnê pela América Latina, mas não passou pelo Brasil. Agora, ele se apresenta no Sesc Pinheiros, nos dias 27 e 28 de novembro.

O Raveonettes, conhecido por misturar o pop mais simples com guitarras ensurdecedoras, toca no Sesc Pompeia no dia 19 de novembro. Apesar de confirmado pelo Sesc, o show foi negado pela banda, através de seu twitter. "Há rumores de um show do Raveonettes no Brasil. Infelizmente, é um mau entendido. Desculpas pela pela confusão e desapontamento", diz a mensagem. O grupo já se apresentou no Brasil em 2005, no Curitiba Rock Festival.

O Hallogallo 2010, projeto do músico alemão Michael Rother que interpreta canções do Neu (uma das mais importantes bandas experimentais dos anos 1970), toca no Sesc Vila Mariana no dia 23 de novembro. Além de Rother, o grupo tem Steve Shelley (baterista do Sonic Youth) e o guitarrista Aaron Mullan.

Por fim, o músico americano Gil Scott-Heron, famoso pela mistura de poesia e música e pelo seu engajamento político, se apresenta no Sesc Vila Mariana nos dias 26 e 27 e no Sesc Itaquera no dia 28 de novembro.

Os ingressos custam de R$ 10 a R$ 40 e começam a ser vendidos nesta segunda-feira, em qualquer unidade do Sesc

    Leia tudo sobre: lou reedornette coleman

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG