Just a Fest recebe pioneirismo do Kraftwerk

Banda alemã, uma das precursoras da música eletrônica, tocou na Chácara do Jóquei

Carlos Augusto Gomes |

O Kraftwerk foi o estranho no ninho do Just a Fest. No meio do rock - e dos fãs - de Radiohead e Los Hermanos, o veterano grupo alemão ficou quase órfão. Só não foi completamente ignorado porque tinha seu público, pequeno mas fiel. E porque conseguiu conquistar aqueles que foram à Chácara do Jóquei para ver as duas outras atrações.

O show foi bastante parecido com os outros dois que o grupo fez no Brasil, em 1998 e 2004. Ou seja: os quatro integrantes da banda ficaram o tempo todo parados diante de seus computadores, enquanto imagens eram projetadas em telões no fundo e nas laterais do palco. Comunicação com a plateia, só através da música.

Os pontos altos do show foram clássicos dos anos 70 e 80, época em que o Kraftwerk lançou as bases da música eletrônica e de boa parte do pop que seria feito nas décadas seguintes. Na apresentação, por exemplo, foi possível perceber o quanto o brasileiríssimo funk carioca deve a esses alemães - bastou ouvir "Numbers" para comprovar.

O show começou com "ManMachine". Continuou com a já citada "Numbers" e a bela "Computer World". Quando o público reconheceu os primeiros acordes da clássica "Autobahn", vieram os aplausos mais fortes da apresentação. Mas os pontos altos da performance foram "Radio-Activity" e "Trans Europe Express", tocadas logo depois.

Logo após "Trans Europe Express", os quatro músicos foram substituídos por robôs. A troca foi um pouco atrapalhada e quebrou o ritmo do show - mas bastou a grande "The Robots" começar para o problema ser esquecido. Teve início então um momento clássico dos shows do Kraftwerk: a dança das máquinas.

Logo depois, os humanos voltaram para mais duas músicas, só que agora vestidos com uniformes fluorescentes. Curiosamente, pareciam ainda mais robóticos que os robôs. Os quatro então encerraram a performance com "Aerodynamik" e com o grande sucesso comercial do Kraftwerk, a incrível "Musique Non Stop".

1. ManMachine
2. Planet of Visions
3. Numbers
4. ComputerWorld
5. TDF03 ¿ LEtape 2 (Tour de France)
6. Autobahn
7. The Model
8. Les Mannequins
9. Radioactivity
10. Trans Europe Express
11. Robots
12. Aerodynamik
13. Musique Non Stop

    Leia tudo sobre: kraftwerk

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG