Junho é mês de Encontro de Violas Paulistas em SP

Evento reúne nomes importantes do estilo no Sesc Consolação

Redação iG Música |

Durante o mês de junho o Sesc Consolação, em São Paulo, será palco do Encontro de Violas Paulistas, série de shows que reúne importantes violeiros radicados no estado como Milton Araújo, Noel Trindade e Índio Cachoeira.

O evento conta com um total de sete apresentações solos, onde cada músico mostrará um pouco de seu trabalho, e um show de encerramento onde todos deverão dividir o palco num encontro único.

Veja abaixo a programação do Encontro de Violas Paulistas:

02.06 - Cláudio Lacerda

O músico apresenta o show Alma Caipira, que conta com músicas de seus dois álbuns e composições inéditas de seu próximo lançamento. São guarânias, toadas, cururus e arrasta-pés de sua autoria e de grandes compositores da música regional e caipira.

05.06 - Milton Araújo

O sobrinho da grande dama da viola, Helena Meirelles, acompanhou a tia por 9 anos e é tido como especialista na afinação rio abaixo, que é uma tradição familiar já há várias gerações. Músico, arranjador, compositor e intérprete, Araújo deve incluir no repertório músicas na qual imita o canto dos pássaros do Mato Grosso.

09.05 - Noel Andrade

Autêntico representante de nossas raízes, o músico utiliza 3 violas com diferentes afinações em suas apresentações, explorando assim os mais variados timbres e harmonias em composições cheias de referências folclóricas, das quais destacam-se "Mãe Lua", "Segredo" e "Usina de Prata".

16.09 - Júlio Santin

Nascido no interior de São Paulo, Santin aprendeu a tocar e fabricar seus próprios instrumentos e aos poucos aperfeiçoou sua técnica, vivendo entre a música e a medicina.
Como presidente da Associação Cultural Caipirapuru dedica-se a promover e preservar a música caipira da região da Alta Paulista.

19.06 - Índio Cachoeira

José Pereira de Souza, o Índio Cachoeira, é famoso por construir seus próprios instrumentos, as violas de 10 e 15 cordas chamadas de canaã, além de violões, rebecas e até mesmo harpas. Admirador da música latina, Cachoeira conviveu em São Paulo com músicos paraguaios e bolivianos, que influenciam seu repertório.

23.06 - Victor Batista

Apesar de mostrar uma vertente jovem da viola, o trio de Victor Batista leva a plateia  a uma viajem às origens do verdadeiro "ser caipira", incluindo em seu repertório canções da cultura popular Brasileira e sul-americana como "Moda pra São Gonçalo", "Casinha de Paia" e "Sinha Maria".

26.06 - Zé Elder

O músico, cujo trabalho mais recente é o álbum Oco do Bambu , explora a viola caipira de maneira original em composições vocais e instrumentais, com um repertório que passeia por influência de música regional, clube da esquina, jazz, rock, música erudita e outras vertentes.

27.06 - Encontro de Violeiros Paulistas (encerramento)

Cláudio Lacerda, Milton Araújo, Noel Trindade, Júlio Santin, Índio Cachoeira e Victor Batista tocam juntos no encerramento da série.

Serviço:

Encontro de Violas Paulistas
De 2 a 27 de junho de 2009
Terças e sextas, às 18h30/Sábado, às 15h
Convivência ¿ 60 minutos ¿ Grátis ¿ Livre ¿ 150 lugares

SESC Consolação
Rua Dr. Vila Nova, 245
Tel: 3234-3000

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG