BR MTV Unplugged - Música - iG" /

Julieta Venegas BR MTV Unplugged

Diego Fernandes |

Por Diego Fernandes

Julieta Venegas é uma cantora mexicana (nascida nos Estados Unidos) de vendas e nome respeitáveis (mais de 4 milhões de discos, sendo que Limón Y Sal , seu quarto trabalho, levou o Grammy latino de melhor álbum pop em 2006), mas de reputação quase nula no Brasil. O público talvez se recorde de sua participação no acústico de Lenine, também produzido pela MTV, onde Venegas participou da música "Miedo".

Venegas tem suas raízes musicais fincadas na cena punk e ska de Tijuana (a maior cidade mexicana a fazer fronteira com os EUA), mas seus trabalhos recentes (notadamente, a partir de , de 2003, onde abandonou os trajes negros e a pose taciturna) abraçaram um pop mais refinado e expansivo, onde o toque latino se funde com alguma influência perceptível de cantoras como Aimee Mann e Fiona Apple. 

Este MTV Unplugged é lançado por aqui ¿ acertadamente - na esteira da apresentação que a cantora fez no último dia 28 de agosto em São Paulo. Julieta é conhecida por remodelar radicalmente os arranjos de suas músicas em shows. Apropriadamente, "De Mis Pasos", seu primeiríssimo single, é um dos melhores momentos da apresentação, num arranjo rock orquestral que trai de modo elegante sua origem punk. Mais uma vez em conexão com o Brasil, "Ilusion" traz participação de Marisa Monte, que espelha os vocais de Venegas num dueto que poderia tranqüilamente pertencer ao repertório da cantora brasileira.

Bastante acima da média geralmente abissal dos acústicos endossados pela emissora musical, a maneira como o set de canções deste MTV Unplugged mostra uma cantora de repertório tão passional quanto consistente, e que certamente merecia maior atenção por parte de um país que já idolatrou Shakira.

    Leia tudo sobre: julieta venegas

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG