Cantor marcou a música brasileira ao misturar rock e samba nos anos 1960

Jorge Ben Jor durante apresentação em Araraquara, interior de São Paulo, em 2010
Futura Press
Jorge Ben Jor durante apresentação em Araraquara, interior de São Paulo, em 2010
O cantor, guitarrista e compositor Jorge Ben Jor completa 67 anos nesta quinta-feira (22). Nascido em março de 1945, no Rio, Jorge Duílio Lima Meneses queria ser jogador de futebol, mas foi na música que encontrou sua vocação.

Várias fontes afirmavam que o cantor completaria 70 anos, pois teria nascido em 1942. Mas a assessoria de Ben Jor afirmou ao iG que ele nasceu em 1945, portanto, faz 67 anos.

Siga o iG Cultura no Twitter

Em 1963 lançou seu primeiro compacto assinando como Jorge Ben. Nele cantava as músicas "Mas que Nada" e "Por Causa de Você Menina". Meses depois chegava às lojas o primeiro LP, "Samba Esquema Novo", um dos marcos do estilo samba-rock.

Além de fazer sucesso no Brasil, "Mas que Nada" ganhou destaque no exterior após ser regravada por nomes como Ella Fitzgerald, Al Jarreau e Trini Lopez. Em 2006 a canção voltou às paradas com uma versão hip hop feita pelo pianista Sérgio Mendes com o grupo pop Black Eyed Peas.

VEJA A TRAJETÓRIA DE JORGE BEN JOR EM FOTOS

No final dos anos 1960 Jorge Ben já havia emplacado sucessos como "País Tropical", "Cadê Tereza?", "Que Pena" e "Que Maravilha". Na década seguinte a canção "Fio Maravilha" ganharia o Festival Internacional da Canção, da TV Globo, na voz de Maria Alcina.

Após lançar alguns discos considerados experimentais, como "A Tábua de Esmeralda" (1974), "Solta o Pavão" (1975) e "África Brasil" (1976), Jorge Ben focou a carreira no exterior, voltando a fazer sucesso no Brasil em 1990 com o hit "W/Brasil (Chama o Síndico)", já assinando como Jorge Ben Jor.

Seu último trabalho gravado em estúdio é "Recuerdos de Asunción 443", de 2007. Em fevereiroo músico gravou "Luau MTV Jorge Ben Jor" , em Paraty. O projeto, que conta com participações de Sandra de Sá, Zeca Pagodinho e Carlinhos Brown, não tem data de lançamento definida.

VEJA A TRAJETÓRIA DE JORGE BEN JOR EM FOTOS

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.