I Kind of Blue /I em SP - Música - iG" /

Jimmy Cobb lembra clássico I Kind of Blue /I em SP

O baterista, que tocou no clássico álbum de Miles Davis de 1959, se apresentou ontem em São Paulo

Carlos Augusto Gomes |


Em 2009, aquele que é considerado o maior álbum da história do jazz, Kind of Blue , completa 50 anos. Para comemorar a data, o único integrante vivo da banda que gravou o disco, Jimmy Cobb, está fazendo uma série de shows pelo mundo, tocando o repertório do álbum. Ontem, foi a vez do Brasil conferir o espetáculo.

Cobb foi a principal atração do primeiro dia do Bridgestone Music, festival que acontece em São Paulo até sábado (16). Mesmo aos 80 anos, o baterista provou estar em plena forma. Com seu estilo econômico e seguro, liderou uma banda de excelentes músicos e tocou clássicos como "So What" e "All Blues".

A responsabilidade da banda era grande. Afinal, eles tinham que estar à altura da banda que gravou Kind of Blue , que contava com nomes como Miles Davis, John Coltrane, Bill Evans e Paul Chambers. Tecnicamente, foram perfeitos, especialmente o pianista Larry Willis e o grande baixista Buster Williams.

O único problema foi o excessivo respeito à obra original, que acabou deixando a apresentação um tanto engessada. Sim, Kind of Blue é um clássico e merece o maior respeito, obviamente. Mas uma pequena dose de aventura (especialmente vinda de músicos que claramente eram capazes disso) não faria mal ao show.

Aventura que, por sinal, não faltou na performance que abriu o show da Jimmy Cobb's So What Band. O trio liderado pelo pianista Robert Glasper, de apenas 29 anos, fez um jazz ousado e cheio de influências contemporâneas. A apresentação pegou o público meio de surpresa, mas no final ele saiu aplaudidíssimo.

O destaque foi o bis, que teve uma fantástica mistura de "Maiden Voyage", lançada pelo pianista Herbie Hancock em 1965, com "Everything In Its Right Place", do grupo de rock Radiohead. A combinação, aparentemente estranha, fluiu com incrível naturalidade no piano de Glasper.

O Bridgestone Music continua nesta sexta e sábado. Hoje, Jimmy Cobb volta a se apresentar com a So What Band. A abertura, no entanto, não será de Glasper, mas do quarteto da cantora e pianista René Marie. No sábado, as atrações são a cantora Bettye LaVette e a banda Tok Tok Tok. Os ingressos estão esgotados.

    Leia tudo sobre: bridgestone music festival

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG