iG Recomenda - LCD Soundsystem

Álbum comprova, mais uma vez, a genialidade de James Murphy

Augusto Gomes, iG São Paulo |

Augusto Gomes
James Murphy, líder do LCD Soundsystem, durante show em São Paulo em novembro de 2007
James Murphy é um dos gênios da música do século 21. No comando de seu LCD Soundsystem, ele foi responsável por meia dúzia de clássicos das pistas de dança, dois álbuns brilhantes e um punhado de shows espetaculares (como as apresentações da banda no Brasil em 2004 e 2007). Sua mistura de rock e eletrônica está entre as melhores coisas ouvidas neste novo milênio. Por isso mesmo, as expectativas em relação ao terceiro disco do grupo, This Is Happening , são bastante altas. Mas não há motivo para preocupação: mais uma vez, Murphy não decepciona.

O primeiro single, "Drunk Girls", é o momento mais rock'n'roll do disco: uma mistura de Velvet Underground, David Bowie e Brian Eno, mas mesmo assim pop (e dançante) até a medula. É também a faixa mais curta do álbum: todas as outras oito ultrapassam os cinco minutos. Elas alternam-se entre as mais lisérgicas ("Dance Yrself Clean" e "One Touch") ou pesadas (além de "Drunk Girls", a ótima "Pow Pow"), entre as de atmosfera melancólica ("All I Want"), sombria ("Somebody's Calling Me") ou festiva (mais uma vez, "Pow Pow").

Ouvir o LCD Soundsystem também é um jogo de busca de referências. Murphy homenageia, parodia e se inspira no que há de mais interessante na história da música pop. Seja o eletropop de Gary Numan ("I Can Change"), o rock experimental de Brian Eno ("Drunk Girls" e "All I Want"), o eletrônico do início dos anos 90 do 808 State ("Home" e "You Wanted a Hit") ou a fase Berlim de Iggy Pop e David Bowie ("Somebody's Calling Me" poderia muito estar no disco The Idiot , lançado pela dupla em 1977).

O que sai desse liquidificador sonoro só não tem sabor de cópia porque os ingredientes são trabalhados de maneira tão criativa que ficam irreconhecíveis. Nessa receita, a ironia de Murphy é um fator fundamental. Mesmo com o sucesso de público e crítica, ele continua não se levando muito a sério - como prova a letra de "You Wanted a Hit" ("You wanted a hit? Well, this is how we do hits"; em português, "você queria um sucesso? Bem, é assim que nós fazemos sucessos").

"This Is Happening" tem lançamento oficial marcado para o dia 17 de maio, mas está disponível na internet desde meados de abril. Após o vazamento do álbum, Murphy chegou a apelar de joelhos para que seus fãs não distribuíssem as músicas. Não foi atendido, é claro. Por isso, decidiu colocar o disco para audição na rede. Você pode ouvir as faixas no link abaixo:

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG