Helloween e Stratovarius fazem show conjunto em São Paulo

Expoentes do heavy metal se apresentam nesta sexta-feira no Credicard Hall

Agência Estado |

Divulgação
Helloween: "show é a melhor recompensa"
Que a indústria fonográfica anda mal das pernas, cambaleante frente a um adversário (leia-se pirataria) que não para de disparar socos potentes, todo mundo já sabe. Se não se pode vencer, nem quer se juntar a eles (como é o caso de bandas que relutam em ter o material disponibilizado na internet), a saída pode ser as turnês conjuntas. No começo de abril, as bandas californianas Cypress Hill e Deftones, de hip hop e nu metal, respectivamente, passaram por São Paulo, no Credicard Hall, num grande show de quase duas horas e meia de duração.

Nesta sexta-feira (06), às 22h, mais um novo show em dose dupla vai agitar a casa de espetáculos, desta vez, de maneira mais sombria e pesada. Helloween e Stratovarius, ambas bandas nascidas em 1984 – respectivamente, na Alemanha e na Finlândia –, prometem mostrar que o heavy metal ainda pode sobreviver nesta luta ou que, pelo menos, eles podem tentar suportar as pancadas até o fim do round.

"Muita coisa mudou desde os anos 80", diz Markus Grosskopf, baixista do Helloween. "Mas um show de heavy metal ainda é um show de heavy metal. Dá para sentir que a emoção e a vibração das pessoas ainda são as mesmas. Podem tirar tudo de nós, músicos. Mas o show ainda é a melhor recompensa", completa.

A prática de turnês conjuntas não é nova. Aliás, é algo que as gravadoras, como a Motown, nos anos 60 e 70, já faziam. Só vale lembrar que, naquela época, esses grandes shows do selo serviam para os novos artistas ganharem experiência no palco. Mas, se os discos não estão mais vendendo o mesmo que antes, o melhor é cair na estrada.

A ideia de uma turnê em conjunto partiu do Helloween em maio do ano passado, quando o Stratovarius estava na China. "Recebemos uma ligação deles (Helloween), nos chamando para a turnê. Na época, já estávamos com a agenda cheia e não pudemos marcar. Voltamos a conversar em novembro do ano passado", explica Jens Johansson, tecladista sueco do Stratovarius. "As duas bandas ficaram preocupadas em como seria viajar juntos. Mas estamos nos dando muito bem".

O Stratovarius, que sobe no palco antes, às 22h, lançou seu disco, "Elysium", em janeiro deste ano. Já o Helloween apresenta o álbum "7 Sinners".

    Leia tudo sobre: HelloweenStratovarius

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG