Heitor Villa-Lobos completaria 125 anos nesta segunda

Maestro carioca incorporou elementos de canções folclóricas à música erudita

iG São Paulo |

AFP
Heitor Villa-Lobos
O maestro e compositor carioca Heitor Villa-Lobos, morto em 17 de novembro de 1959, completaria hoje 125 anos.

Um dos principais expoentes da música erudita no mundo, Villa-Lobos foi responsável por reformular alguns de seus conceitos tradicionais, incorporando-lhe elementos de canções folclóricas e indígenas.

Ouça músicas de Villa-Lobos

Inspirado pela música que ouviu em viagens feitas ao interior do norte e nordeste brasileiro entre 1905 e 1912, como o repente e as cantigas de roda, compôs obras que enalteciam o espírito nacionalista, rompendo com a música acadêmica do Brasil.

Exemplo dessa inspiração é o "Guia Prático", coletânea de canções folclóricas destinada à educação musical nas escolas públicas brasileiras.

Leia também: Google faz homenagem aos 125 anos de Villa-Lobos

No decorrer de seus 72 anos de vida, Villa-Lobos compôs mais de mil peças. Era considerado pela crítica como moderno demais para a época até a sua apresentação na Semana de Arte Moderna, em 1922; a partir de então passou a ter sua obra reconhecida até mesmo como revolucionária.

Siga o iG Cultura no Twitter

Marcado pela diversidade, o trabalho do compositor traz choros, serestas e cirandas combinados à música erudita europeia. Villa-Lobos nunca se prendeu a estilos ou gêneros, e entre suas muitas peças destacam-se as híbridas entre o clássico e o regional.

Entre as principais obras, estão "Uirapuru" e "Amazonas", de 1917; "Suite Popular Brasileira" (1908-1912 e 1923) e as nove peças - divididas em diversos movimentos, com diferentes andamentos - de "Bachianas Brasileiras", escritas entre 1930 e 1945.

Em "Bachianas Brasileiras" Villa-Lobos buscou fazer uma versão dos "Concertos de Brandemburgo", unindo elementos, instrumentos e ritmos regionais (como a música sertaneja) ao estilo clássico de Johann Sebastian Bach.

    Leia tudo sobre: heitor villa-lobosmúsica

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG