Gravadoras criam nova estratégia contra pirataria no Reino Unido

Singles da Sony e Universal começarão a ser vendidos quando estrearem nas rádios

iG São Paulo |

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Matt Cardle: 439 mil singles vendidos
As gravadoras Universal e Sony estão bolando uma nova estratégia para combater a pirataria, pelo menos no Reino Unido. A partir do próximo mês, os singles das duas serão lançados no mercado ao mesmo tempo em que começam a ser veiculados nas rádios britânicas.

"A palavra 'esperar' não está no vocabulário desta nova geração", afirma David Joseph, executivo da Universal, em entrevista ao jornal britânico Guardian. "É uma ideia antiquada pensar que você cria expectativa sobre uma música executando-a antes na rádio", completou.

As boas vendas dos singles dos vencedores do reality show X-Factor, lançados junto com o final do programa, foram um fator decisivo para a decisão das gravadoras. No modelo anterior, o single só chegava às lojas até seis semanas após estar sendo veiculado nas rádios.

"Whe We Collide", single do vencedor do último X-Factor, Matt Cardle, vendeu 439 mil cópias e ficou em primeiro lugar nas paradas na semana de natal.

De acordo com dados divulgados pelo British Recorded Music Industry (BPI), as vendas de discos no Reino Unido em 2010 caíram 7% em relação ao ano anterior . O setor de singles, no entanto teve crescimento de 5,9%, atingindo a marca de 161,8 milhões de unidades.

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