Gilberto Gil volta a SP com show de seu novo álbum

Ex-ministro retorna a capital paulista com turnê de Banda Larga Cordel

Agência Estado |

Quando lançou seu novo álbum Banda Larga Cordel , no ano passado, o músico Gilberto Gil estava deixando o Ministério da Cultura e buscando retomar o contato com seu público. O mote do disco era modernidade e tradição, explícito no título da obra.

Ainda na estrada, após seis meses longe dos palcos paulistanos, o baiano retorna à capital paulista para um único show hoje na casa de espetáculos HSBC Brasil. Sua turnê já passou por países como Estados Unidos, Canadá, Líbano, Japão, Argentina, Paraguai, Uruguai e alguns da Europa.

Na época do lançamento do disco, em entrevista coletiva, ele explicou que o álbum era sobre novas tecnologias e sua ligação com a arte. " Cordel é uma homenagem e um retorno às tradições dos poetas nordestinos", disse. O último trabalho de inéditas foi lançado há dez anos, com o álbum "Quanta". Mas, quando lançou Banda Larga , o músico disse que um dos motivos da demora foi por conta da sua atuação no Ministério da Cultura, que o ocupava a maior parte do tempo.

O que mais chamou a atenção no novo show foi o convite de Gil ao público para filmar e fotografar o que quisessem ao invés da tradicional proibição. Neste um ano de estrada ele passou a reunir esses vídeos e fotografias para divulgar no site www.bandalargacordel.com.br , criado exclusivamente para isso. "Se quiserem divulgar na internet os meus vídeos, que o façam", afirmou o cantor na época.

Os shows da turnê "Banda Larga Cordel" guardam ainda algumas surpresas, como a distribuição de fitinhas de Nosso Senhor do Bonfim. Cada fita traz um número que o público deve informar no site para depois receber um brinde do cantor. Antenado com os meios digitais, além de vídeo e foto, Gil também mantém um blog com todos os bastidores das turnês nacional e internacional, além de comentários do público.

Gil será acompanhado pela banda formada pelos músicos Arthur Maia (baixo), Alex Fonseca (bateria), Bem Gil (guitarra), Claudio Andrade (teclados), Gustavo de Dalva (percussão) e Sergio Chiavazzolli (guitarras). No repertório, ele apresentará os sucessos da sua carreira, como "Refazenda", "Palco", "Tempo Rei", "Realce", além das novas canções do Banda Larga Cordel . Entre elas "Não Grude Não", "Despedida de Solteira", "Olho Mágico" e "A Faca e o Queijo". Esta última, composta em 1996, mas nunca lançada, foi feita em homenagem a sua esposa, Flora Gil.

Gilberto Gil em "Banda Larga Cordel". Única apresentação, hoje, às 21h30. HSBC Brasil (R. Bragança Paulista, 1281. Chácara Sto. Antônio). De R$ 70 a R$ 200. 16 anos. Tel: (011) 4003-1212.

    Leia tudo sobre: gilberto gil

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG