i Banda Larga Cordel /i , em junho - Música - iG" /

Gilberto Gil lança novo álbum, i Banda Larga Cordel /i , em junho

Redação iG Música |

O cantor, compositor e também ministro da Cultura Gilberto Gil vai lançar álbum novo no mês que vem. Banda Larga Cordel será seu primeiro trabalho de músicas inéditas desde Quanta , de 1997. De lá para cá, Gil havia se limitado a discos de regravações, reedições e álbuns ao vivo.

A grande novidade de Banda Larga Cordel , segundo o próprio Gil, é a influência da internet no trabalho. "É a primeira vez que não me preocupei com a ordem das músicas do disco", explicou o cantor. O motivo é simples: as pessoas baixam as músicas pela rede e escutam na ordem que bem entenderem.

"Antigamente, a faixa de abertura tinha que fazer sentido. O álbum era uma coisa rígida. Hoje, isso não acontece. Quem compra pela internet pode começar pela décima música, se quiser", continuou. "O disco começa com com 'Despedida de Solteira' porque o Liminha ( produtor do álbum ) achou que era uma boa. Eu não me preocupei", completou.

Gil também não se preocupou com os direitos autorais das músicas. "Vamos disponibilizar áudios das canções, partes instrumentais e eventualmente faixas alternativas, para que as pessoas possam reprocessar tudo isso do modo que queiram", disse. "A idéia da gravadora é chamar isso de 'recanto para recombinações criativas'".

Ele só não sabe ainda como será a remuneração em caso de uso comercial dessas 'recombinações criativas'. "Vamos estabelecer autorizações na medida em que as pessoas cheguem a novos possíveis produtos", explicou. E disse que não quer ficar bêbado de novas possibilidades. "Prefiro ir usando com moderação", afirmou.

O disco tem lançamento em 26 países. No Brasil, ele chega às lojas no dia 17 de junho. São 14 faixas, incluindo várias que Gil já vinha tocando na sua "Banda Larga Tour", realizada no ano passado. É o caso de "Não Tenho Medo da Morte", "O Oco do Mundo" e da faixa título. Há ainda parcerias com Jorge Mautner e uma regravação de "Formosa".

A canção, de Baden Powell e Vinicius de Moraes, deveria ter entrado no disco de sambas que Gil prometeu gravar há cerca de três anos. "Anunciei e não fiz", brincou. "Passei quatro anos cantando essa música em casa, aprimorando no violão, fazendo minha leitura própria. É um samba que eu adoro", elogiou.

A turnê de lançamento de Banda Larga Cordel só deve chegar ao Brasil em agosto. Ainda não há datas fechadas, mas Gil garantiu apresentaçõse em São Paulo, Rio e Salvador. Em junho e julho, estão agendados diversos shows nos Estados Unidos e na Europa.

Compre músicas de Gilberto Gil

Leia mais sobre Gilberto Gil .

    Leia tudo sobre: gilberto gil

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG