BR Friendly Fires - Música - iG" /

Friendly Fires BR Friendly Fires

Katia Abreu |

Acordo Ortográfico

Por Katia Abreu

Estamos numa festa onde não há nenhum rosto conhecido. Mas o clima é acolhedor e as pessoas fervem animadas na pista. A noite, aos poucos, vai revelando boas surpresas. E é impossível não deixar a alegria nos invadir. Não conseguimos ficar parados ao ouvir os apitos carnavalescos de Jump in The Pool. A percussão rouba a cena e faz a gente querer dançar como se não houvesse amanhã. É instintivo acompanhar as palminhas e balançar o corpo no climão de discoteca setentista revivido por todo o disco, especialmente em In the Hospital, Lovesick e Skeleton Boy.

É uma festa bonita, pontuada por guitarras com texturas inspiradas no shoegaze e riffs agudos pescados do pós-punk. Há espaço para tudo ¿ e para todos. Os responsáveis são três rapazes ingleses, que começaram suas incursões musicais na adolescência com uma banda de hardcore torto e agora flertam com a eletrônica e criam, em seu disco de estreia, uma celebração democrática da boa música e do hedonismo saudável, sem afetação.

E toda noite, vamos olhar para as estrelas / Estarão lá para nós / E toda noite, as luzes da cidade / Estarão lá para nós, promete o Friendly Fires numa ode climática a Paris. A noite pintada aqui por eles é iluminada e enche de vida. Uma festa sem fronteiras, com décadas e referências convivendo em harmonia. Anos 70, 80, 90... uma síntese do que foi divertido em cada época, sem soar como pastiche. Sem evocar lembranças demasiadamente claras.

Friendly Fires , o disco, é um excelente trabalho e uma grata surpresa nesse mar de saudosismo estéril em que o pop está imerso hoje. O bom gosto é uma dádiva que ultrapassa o tempo. Essa galera deveria promover festas com seus contemporâneos para trocar ideias e mostrar que dá sim para ser criativo, mesmo que saibamos (e a nossa geração sabe) que tudo já foi feito e que ninguém vai reinventar a roda.

    Leia tudo sobre: lançamentos

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG