Fotos dos Beatles antes da beatlemania chegam a Liverpool

Fotógrafo Paul Berriff revela em exposição 38 imagens inéditas do quarteto

EFE |

Reprodução
Uma das fotos da mostra de Paul Berriff
Pouco antes de estourar a beatlemania no mundo, um jovem fotógrafo, Paul Berriff, retratou os Beatles em momentos prévios aos shows, e uma seleção de 38 fotos pode ser apreciada a partir de hoje no museu de Liverpool dedicado à banda.

Durante quase meio século, as imagens permaneceram esquecidas no sótão do fotógrafo que, com apenas 16 anos e como aprendiz no "Yorkshire Evening Post", teve acesso aos ensaios, camarins e momentos de nervosismo antes dos shows na turnê que, em 1963 e 1964, os levou aos palcos junto à cantora Helen Shapiro.

Traje escuro e camisa branca, penteado com franja e músicas como "Love Me Do" já tinham se transformado em cartão de visita do quarteto, mas, nessa época, ainda era possível tirar fotos que mostram John Lennon e Paul McCartney compartilhando microfone nos ensaios, a banda lanchando nos intervalos e Ringo Starr posando para a câmera.

Pouco depois, a febre dos Beatles fez com que as medidas de segurança em torno do grupo se tornassem tão rígidas que apenas um pequeno grupo de fotógrafos tinha acesso ao quarteto de Liverpool.

Há alguns meses, e para sua "enorme surpresa", como ele mesmo reconhece, Berriff resgatou de seu sótão a caixa onde guardava 800 negativos de imagens de diferentes bandas da época e, após comprovar a qualidade das imagens, decidiu que "tinha de fazer algo com elas". Selecionou as melhores, um total de 38 em preto e branco com Paul McCartney, John Lennon, George Harrison e Ringo Starr como protagonistas, e, sob o título "The Beatles Hidden Gallery", as mostrou ao público pela primeira vez em abril passado, numa exposição de apenas quatro dias em Londres.

    Leia tudo sobre: Beatles

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG