Fotos do primeiro show dos Beatles nos EUA vão a leilão

Imagens estavam guardadas em porão de fotógrafo; expectativa é que o total das vendas atinja R$ 161 mil

iG São Paulo, com AP |

Uma série de fotos do primeiro show dos Beatles nos Estados Unidos será leiloada no dia 20 de julho na Christie's, em Nova York. As imagens da apresentação do dia 11 de fevereiro de 1964, no Washington Coliseum, na capital americana, foram registradas pelo fotógrafo Mike Mitchell, que tinha 18 anos na época. A expectativa é que o leilão arrecade, no total, R$ 161 mil. Cada foto será vendida individualmente, porém.

O fotógrafo comentou, em entrevista à Associated Press, que teve facilidade para registrar o show. "As coisas eram diferentes naquela época. Tudo era muito amador, inclusive as condições técnicas para o show", lembra. De acordo com ele, não havia uma área separada para a imprensa, que podia circular livremente ao redor do palco, localizado no centro da arena. Ao final do show, inclusive, Mitchell subiu ao palco.

Mitchell guardou as fotografias durante anos em uma caixa em seu porão. Ele diz que nunca tinha dado muita atenção às fotos até o momento pois estava preocupado em desenvolver seu trabalho como fotógrafo em outras direções. Além disso, a tecnologia disponível anteriormente não era boa o suficiente para dar a restauração que as fotos mereciam, segundo ele.

Cathy Elkies, diretora de coleções icônicas da Christie's, diz que o fato de Mitchell não ser um fotógrafo profissional à época torna o leilão atrativo. Além disso, ela ressalta que os Beatles possuem uma enorme base de fãs e acha que o resultado pode superar as expectativas. "Descobrir essas imagens que nunca foram publicadas vai excitar as pessoas", disse.

    Leia tudo sobre: beatlesestados unidosleilão

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG