Festa do heavy metal na Alemanha chega a sua 21ª edição

Wacken Open Air comemora duas décadas de existência com shows de Iron Maiden, Alice Cooper e Slayer

EFE |

Getty Images
Bruce Dickinson, do Iron Maiden: presença confirmada no Wacken Open Air 2010
Os extensos campos, a quietude e o estilo de vida bucólico são talvez os três traços mais marcantes de Wacken, no norte da Alemanha. No entanto, esse panorama muda radicalmente durante o Wacken Open Air, um dos maiores festivais de heavy metal do mundo, cuja 21ª edição começa amanhã e termina no próximo sábado com nomes como Iron Maiden, Mötley Crüe, Alice Cooper e Slayer.

Mais de cem artistas se apresentarão nos três dias de shows, entre eles as bandas Soulfly, comandada pelo vocalista Max Cavalera (ex-Sepultura); Ill Niño, que conta com brasileiros em sua formação; e a pernambucana Cangaço, que venceu as seletivas feitas no Brasil para o festival.

O Wacken Open Air saiu da cabeça dos amigos Thomas Jensen e Holger Hübner, que decidiram montar um festival de heavy metal em Wacken, perto de Itzehoe, onde nasceram, depois de terem comparecido a um evento do gênero. "Gostávamos do heavy metal, vivíamos em uma parte do país onde não havia como ver bons shows e eu acabara de formar uma banda, não havia chances de tocar em um bom show. Portanto, decidimos organizar concertos e festivais por nossa conta", conta Jensen em entrevista à Agência Efe.

O evento virou realidade em 24 de agosto de 1990, quando a Skyline, a banda na qual Jensen tocava baixo, foi a primeira a tocar em um local que viria a ser batizado como a "Meca do heavy metal". Desde então, passaram por esse pequeno povoado alemão todo tipo de bandas, das mais famosas e experientes às mais novatas, que veem Wacken como uma grande vitrine para sua carreira. Muitas bandas novas que chegam ao Wacken Open Air o fazem depois de passar pelo Metal Battle, concurso que acontece em diversas partes do mundo, inclusive no Brasil. O último vencedor da competição no Brasil foi o grupo Cangaço, que toca hoje.

Em Wacken, as 22 bandas vencedoras das edições locais do Metal Battle voltam a tocar e a melhor ganha como prêmios novos instrumentos e equipamentos de som. O Wacken Open Air se firmou como grande festival na edição de 1997, quando o Motörhead foi sua principal atração. Naquele ano, o evento passou a ter três palcos. Em 1998, foram quatro, e nesta edição são seis, cada um deles dedicado a diferentes vertentes do heavy metal.

Algumas bandas bastante conhecidas do gênero e que estão na escalação do festival neste ano são Anvil, W.A.S.P., Edguy, Orphaned Land, Arch Enemy, Candlemass, Stratovarius e Tiamat. Fora os inúmeros shows, há simulações de combates medievais, venda de discos, camisetas e todo tipo de produto oficial dos grupos que se apresentam, além de um karaokê no qual os fãs podem se arriscar em clássicos do heavy metal.

A cerveja é liberada, ao contrário das vuvuzelas, situação que foi explicada no site do festival. "As vuvuzelas produzem som de 135 decibéis, ou seja, dez decibéis a mais que o som de um avião ao decolar. Portanto, decidimos proibi-las", diz a organização do Wacken Open Air. Tudo indica que a 21ª edição do festival transcorrerá de forma pacífica, já que desde seu início o evento demonstrou ser um exemplo de convivência harmônica entre os barulhentos visitantes e os tranquilos habitantes do povoado alemão.

"Wacken é minha casa e o festival é como uma grande festa de família na qual a cada ano os bons amigos se reúnem", afirma Jensen. Desde 1990, quando foi organizado pela primeira vez, o Wacken Open Air nunca registrou incidentes graves. O único percalço que manchou o festival ocorreu há dois anos, quando um incêndio provocado em três banheiros químicos feriu levemente oito pessoas durante o primeiro dia de shows.

Acontecimentos curiosos no evento, entretanto, não faltam. Um dos mais recentes e que mais chamaram a atenção ocorreu na edição do ano passado, quando o pastor protestante Lars Därman celebrou o casamento de Marina e Frank Noak, um casal da região, no palco principal antes de as bandas iniciarem suas atividades.

    Leia tudo sobre: Wacken Open Airheavy metal

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG