Feira Música Brasil termina com vaia do público em BH

Evento foi marcado por problemas de som e apresentações cortadas

AE |

Augusto Gomes, iG São Paulo
O cantor Otto
Era reclamação para todos os lados. Público, músicos, intérpretes, produtores, empresários, representantes de delegações estrangeiras e até profissionais que trabalharam na curadoria da terceira edição da Feira Música Brasil, realizada entre quarta-feira e ontem, em Belo Horizonte, deixaram evidente sua insatisfação.

O público se manifestou da maneira mais prosaica, com sonoras vaias, por vários motivos: interrupções de shows por causa do cronograma e do horário, falhas técnicas no som, apresentações muito curtas. Os shows de Ná Ozzetti e Rita Ribeiro, que encerraram a programação no palco principal no sábado à noite, foram os mais prejudicados em todos esses sentidos.

Quem foi só no sábado, na sede mineira da Funarte, nem poderia acreditar que em outras apresentações nas noites anteriores a qualidade do som estava excelente - apesar do altíssimo volume, batendo os 110 decibéis. Esse foi outro sério problema, que levou a organização a tomar duas multas e o técnico de som de Otto, que não obedecia às regras de manter o som no limite de 80 decibéis, a receber ordem de prisão na sexta-feira.

Já passava da meia-noite (horário limite que Gilberto Gil ultrapassou na noite de quarta, mas com volume mais baixo), quando Elza Soares apareceu de surpresa, ao lado de Bebel Gilberto, e começou a improvisar com Otto, mas seus microfones foram cortados. O público, que não sabia do que se passava nos bastidores, vaiou a organização e xingou o prefeito da capital mineira em coro estrondoso.

Algo parecido sucedeu-se no sábado, quando Mestre Vieira foi cortado bruscamente no show dos Mestres da Guitarrada, ao lado de Pio Lobato, e praticamente expulso do palco. O público ficou irado e sobrou mais uma vez para a inocente apresentadora segurar a enxurrada de vaias.

O fato de a Feira ter tido grande (e merecida) repercussão pela edição passada, no Recife, despertou tanto o interesse da mídia como de empresários e artistas. O número de delegações que no evento mais do que dobrou de um ano para outro: passou de 14 para 31. As inscrições de bandas e cantores para o edital que seleciona quem vai tocar no evento ultrapassaram as 3 mil. Só que, como disse uma cantora, desta vez os organizadores se preocuparam mais com o negócio do que com a música em si. "Se era pra fazer desse jeito, melhor não fazer nada", disse.

Um produtor que roda o Brasil e o mundo em eventos semelhantes de música considerou a Feira um "desperdício de dinheiro". O telão de led "caríssimo", ao fundo do palco, projetando imagens ridiculamente distorcidas por conta da captação de câmeras incompatíveis, foi um dos mais evidentes exemplos de mau uso do dinheiro público (o evento é realizado pela Funarte - Fundação Nacional das Artes, órgão do Ministério da Cultura, com patrocínio da Petrobras).

O diretor executivo da Feira Música Brasil, KK Mamoni, ouviu as diversas queixas levadas pelo repórter, reconheceu falhas e fez sua defesa. A Feira este ano teve orçamento cortado pela metade em relação à anterior, abaixo dos R$ 3 milhões, segundo KK. Essa verba ainda não foi liberada e, segundo ele, todas as decisões para não cancelar o evento foram tomadas em cima da hora. A grade de programação artística foi fechada uma semana antes.

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