Fãs se unem para realizar shows internacionais

Cariocas Empolgados tiram dinheiro do bolso para garantir vinda de suas bandas favoritas

Lúcio Ribeiro, colunista do iG |

Jorge Rosenberg/iG
Belle & Sebastian no show em São Paulo: fãs bancaram show extra no Rio de Janeiro
O que um dia foi o "Faça você mesmo" foi encorpado com um "Pague você mesmo" e virou o crowdfunding , talvez a grande novidade musical do ano no Brasil, neste 2010 que foi marcado pela quantidade enorme de bandas internacionais vindo ao país.

Algumas delas, as que tocaram no Rio de Janeiro, o fizeram graças a uma trupe de cinco amigos que viraram 40, 60 e até 100 amigos-sócios, batizados de Cariocas Empolgados, unidos para levantar dinheiro na internet e comprar eles mesmos shows de música independente que desprezariam a rota carioca, porque o Rio é (era) considerado um "mercado difícil" para juntar público e se bancar em eventos desse tipo.

Um "case" de sucesso rápido e inspirador, a articulação monetária dos Cariocas Empolgados, a chamada "vaquinha on line", é a responsável direta pelo Rio ter assistido em 2010, com casa lotada, shows como o da banda sueca Miike Snow e do grupo escocês Belle & Sebastian , que não passariam pelo Rio de Janeiro se dependesse dos produtores locais.

E, se depender do site Queremos , a agenda carioca de shows financiado por fãs empolgados e articulados deve estar agitada já desde o começo de 2011. As bandas Vampire Weekend e Two Door Cinema Club são nomes certos para tocar na cidade. O músico Mayer Hawthorne e a banda LCD Soundsystem também vão ter primeiro cotas fatiadas na internet para, depois e se vendidas para fãs-realizadores, serem oficializados como atrações indies do verão do Rio de Janeiro.

Não se espante se a empolgação dos Cariocas contagiar fãs indies que não suportam verem as bandas virem ao Brasil quase que essencialmente para só tocar em São Paulo. Manifestações de bastidores começam a ser sentidas em Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre e Curitiba. A empolgação está virando nacional.

    Leia tudo sobre: crowdfundingcariocas empolgadosqueremosshows

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG