Estátua de Chuck Berry é inaugurada com polêmica

Homenagem ao roqueiro em St Louis, sua cidade natal, é criticada por grupo de moradores

iG São Paulo |

Inaugurada nesta sexta-feira (29) na cidade de St Louis, nos Estados Unidos, uma estátua do roqueiro Chuck Berry tem gerado polêmica na comunidade. Enquanto músicos como Elvis Costello e Joe Perry, do Aerosmith, endossaram a homenagem, alguns moradores se opuseram ao monumento, enviando inclusive uma petição pedindo que o projeto fosse interrompido.

Elsie Glicket, ex-integrante do conselho da universidade local, criticou a atitude do governo, afirmando que a estátua representa o mau uso dos recursos públicos, pois Berry seria "um criminoso e inimigo da mulher". Apesar de ter recebido uma petição

Seus comentários fazem referência a condenação do músico em 1944 por assalto à mão armada e a um caso judicial de 1990, quando ele foi processado por várias mulheres depois de supostamente instalar uma câmera de vídeo no banheiro feminino de seu restaurante. Na época, Berry afirmou que estava tentando filmar evidências de atividades criminosas entre os funcionários do estabelecimento.

Durante a cerimônia, o roqueiro agradeceu a homenagem com poucas palavras, afirmando que não era bom em discursos, mas que sabia cantar um pouco. Logo depois um grupo tocou um dos grandes clássicos de sua carreira, "Johnny B Goode", de 1958.

Em um vídeo exibido no evento, que contou com saudações de músicos como Little Richard e Michael McDonald, o roqueiro Elvis Costello sugeriu que estátuas de Berry fossem espalhadas em todas as cidades mencionadas em suas canções.

    Leia tudo sobre: chuck berry

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG