Documentário sobre Tom Jobim estreia somente em 2011

Morte do compositor de "Garota de Ipanema" completa 16 anos nesta quarta-feira

Augusto Gomes, iG São Paulo |

Agência Estado
Tom Jobim em 1992
Inicialmente prevista para este mês, a estreia do documentário "A Música de Tom Jobim" foi adiada para o primeiro trimestre de 2011. A data ainda não está definida, porque depende de negociações a respeito dos direitos autorais de canções que estarão no filme. A direção está a cargo do veterano cineasta Nelson Pereira dos Santos, diretor de clássicos como "Rio 40 Graus" e "Vidas Secas".

Nesta quarta-feira, completaram-se 16 anos da morte de Jobim. No dia 08 de dezembro de 1994, ele sofreu uma parada cardíaca quando se recuperava de uma cirurgia para retirar um tumor maligno da bexiga, no hospital Mount Sinai, em Nova York. Ele tinha 67 anos e foi enterrado no Cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro.

A ideia de Nelson Pereira dos Santos é reunir imagens do próprio Tom e também de outros artistas interpretando suas canções. "Quero fazer um filme musical", resumiu o diretor, em entrevista dada ao iG Cultura em março. "Talvez grave depoimentos de algumas pessoas. O Chico Buarque, por exemplo. Mas coisas curtas. O importante é a música."

"A Música Segundo Tom Jobim" também foi o nome de uma série que Nelson dirigiu nos anos 80. Neles, ele filmou Tom recebendo convidados como Dorival Caymmi, Chico Buarque e Gal Costa em sua casa. Ele pretendia usar parte desse material no documentário do mesmo nome, mas houve um problema: as imagens desapareceram.

Depois que "A Música de Tom Jobim" for lançado, Nelson retornará a um outro projeto que envolve o maestro. Intitulado "Luz do Tom", ele enfoca três mulheres importantes na vida do músico: sua irmã Helena e suas duas mulheres, Thereza e Ana.

    Leia tudo sobre: Tom Jobim

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG