Discografia dos Beatles chega às lojas amanhã

Versões remasterizadas começa a ser vendidas em todo o mundo nesta quarta-feira

AFP |

Toda a discografia dos Beatles em versão remasterizada começa a ser vendida em todo o mundo nesta quarta-feira, algo muito esperado pelos fãs, que continuam impossibilitados de obter legalmente as músicas do grupo via internet.

Os beatlemaníacos pedem há muito tempo a remasterização, pois consideram que a reedição original das obras do grupo em CD em 1987 não estava à altura dos vinis.

Para concluir o trabalho, uma equipe de engenheiros trabalhou durante quatro anos sobre as faixas originais do estúdio de Abbey Road, em Londres, onde John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Star gravaram quase todas as canções.

A remasterização consiste em voltar a gravar as interpretações realizadas no passado e melhorar a qualidade com as tecnologias de pós-produção digitais.

Desde o anúncio da reedição, os fóruns e blogs se multiplicaram na internet para analisar até que ponto a obra do grupo de Liverpool poderia ser retrabalhado sem perder o aspecto original.

"A decisão foi a de suprimir, quando era possível e desde que a integridade das canções fosse preservada, os cliques elétricos, os ruídos dos microfones relacionados com a voz (especialmente com a pronúncia da letra 'p') e os silvos excessivos", explicou a gravadora.

A tecnologia de redução do ruído foi utilizada em menos de cinco minutos do total de 525 do conjunto de catálogo dos Beatles.

A técnica de preencher o som de um disco aumentando seu volume foi aplicado às versões em estéreo, mas com a precaução de preservar a dinâmica original das gravações.

Nas canções que a AFP pôde ouvir, a nova edição destaca os detalhes instrumentais dos clássicos dos Beatles, mas sem torná-los assépticos.

Os CDs reeditados serão vendidos por unidade e em uma caixa. Cada álbum tera a capa original inglesa e será acompanhado por um livreto e um minidocumentário.

A coleção completa será formada por 14 álbuns em estéreo distribuídos em 16 CDs (seus 12 álbuns além de "Magical Mystery Tour", lançado inicialmente nos Estados Unidos, e as compilações "Past Masters"). Para os fãs mais radicais será possível comprar uma segunda caixa com toda a obra gravada em mono.

A poucos meses do Natal, ninguém na indústria duvida do êxito comercial da reedição, ainda mais porque esta coincidirá com o lançamento do jogo eletrônico "The Beatles: Rock Band".

Os 'Fab Four' foram recriados virtualmente no jogo, que permite aos jogadores interpretar os músicos britânicos desde as pequenas apresentações de início de carreira até o estrelato.

Mas nem tudo são boas notícias para os fãs, já que eles ainda terão que esperar para fazer o download legal das músicas dos Beatles na internet, uma vez que as negociações ainda não foram concluídas.

    Leia tudo sobre: beatles

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG