Dia Nacional do Samba é comemorado em São Paulo

Fabiana Cozza, Nega Duda e Quinteto em Branco e Preto puxam roda no Centro

Agência Estado |

Dani Gurgel/Divulgação
A cantora Fabiana Cozza, uma das atrações
Em homenagem ao Dia Nacional do Samba, a Campomare Produções e Eventos promove o show "Abrindo os Trabalhos", roda de samba com a presença de Fabiana Cozza, velhas guardas e comunidades referenciais como o Berço do Samba de São Mateus. O evento é gratuito e será realizado neste sábado (4) na Praça Roosevelt, região central de São Paulo, das 15h30 as 20h.

Nega Duda abre o evento com o samba de roda do recôncavo baiano, que foi registrado como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2004 e proclamado Obra-Prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura em 2005. Presente em todo o Estado da Bahia, o samba é visto, principalmente, na região do Recôncavo.

De forma simples e com a espontaneidade presente um uma roda de samba, Nega Duda canta e dança marcando o ritmo no tradicional bater de palmas e com o auxilio dos tambores africanos. O canto é caracterizado por perguntas e respostas, respectivamente feitas por Nega Duda e vozes agudas femininas compostas por Roberta Viana e Liliane Alves.

Das 16h às 18h será a vez do Berço do Samba de São Mateus, com participação de Murilão da Boca do Mato e Velha Guarda da Camisa Verde e Branco. A tradição do samba em São Mateus começou nos anos 70, capitaneado por líderes musicais e comunitários e se incorporou ao cotidiano da comunidade também como instrumento de cidadania.

Em paralelo às rodas ricas em sambas de terreiro, partido-alto e calangos, surgiram movimentos para a formação de músicos, com aulas de violão, cavaquinho, instrumentos de sopro e percussão, nos quais nasceram o Filhos de São Mateus (grupo com jovens entre 17 e 21 anos) e a Orquestra de Samba e Choro de São Mateus. E até as 20h, quem estará na roda serão Fabiana Cozza e o Quinteto em Branco e Preto.

    Leia tudo sobre: Fabiana Cozzasamba

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG