Dia Nacional do Samba é comemorado com eventos em todo o Brasil

Salvador tem homenagem a João Nogueira, enquanto São Paulo e Rio têm samba no trem

iG São Paulo |

Divulgação
Diogo Nogueira
Nesta sexta-feira, comemora-se em várias cidades do Brasil o Dia Nacional do Samba. A data foi instituída em 1940 em Salvador, na Bahia, e se tornou nacional em 1963.

O dia 2 de dezembro foi escolhido porque seria a data em que Ary Barroso, compositor de clássicos como "Aquarela do Brasil" e "Na Baixa do Sapateiro", visitou a capital baiana pela primeira vez.

Até hoje, Salvador concentra as principais comemorações do Dia Nacional do Samba. Este ano, o grande homenageado do evento será o cantor e compositor João Nogueira, morto em 2000.

A partir das 17h, nomes como Diogo Nogueira (filho do sambista), João Bosco, Nelson Rufino e Mariene de Castro vão interpretar clássicos de Nogueira na Praça Municipal. As apresentações são gratuitas.

Leia também: "A CIA quer acabar com o samba", diz Beth Carvalho

No Rio de Janeiro também haverá festa. A partir das 18h30, haverá shows gratuitos na estação Central do Brasil e em Oswaldo Cruz, bairro da Zona Norte que é casa da escola de samba Portela.

A festa continuará no sábado, com a 16ª edição do trem do samba. Das 17h em diante, haverá música ao vivo nos vagões especiais entre a Central e Oswaldo Cruz. O bilhete custa 1kg de alimento não perecível.

Em São Paulo, também haverá samba no trem, só que no domingo. A festa começa às 11h na Estação Grajaú da CPTM, na Zona Sul. De lá, os trens seguem para Osasco (zona oeste) e, na volta, vão até a Estação Socorro (zona sul).

    Leia tudo sobre: SambamúsicaDia do Samba

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG