BR O Retorno de Saturno - Música - iG" /

Detonautas Roque Clube BR O Retorno de Saturno

Katia Abreu |

Por Katia Abreu

Segundo a astrologia, o retorno de Saturno é um rito de passagem, que acontece por volta dos 28, 30 anos. É quando o planeta dos anéis volta à posição em que estava quando nascemos e esse trânsito gera um momento de reflexão e amadurecimento profundos. O quarto disco do Detonautas empresta o nome desse conceito astrológico e marca uma fase nova na banda, menos acelerada, já começada no disco anterior ( Psicodeliamorsexo & distorção , de 2006).

O problema aqui é justamente o amadurecimento. Se por um lado as canções de Tico Santa Cruz se tornaram mais tranquilas e mais melódicas, suas letras continuam com um ranço juvenil. Ele fala em revolução, critica a violência, assume posições políticas, e se dá ares psicodélicos, nos arranjos. Mas tudo vem de uma maneira ainda muito adolescente, direta e crua demais, para que possamos considerar um álbum maduro de verdade.

O retorno de Saturno provoca uma série de questionamentos, uma certa necessidade de reavaliar o passado. Isso está presente no álbum, como em Soldados de Chumbo, que até tem uma levada interessante, uma inocência bonitinha. Mas a letra é a de um adolescente que ainda não encontrou seu lugar no mundo.

Na última canção, Eu vou vomitar em você, um rock finalmente faz com que a crueza lírica soe pertinente. No mais, as músicas parecem diluidoras da poesia piegas e cheia de referências de Renato Russo ou das utopias alternativas de Raul Seixas, que hoje soam desgastadas e pobres. O retorno de Saturno é a hora em que decidimos pra onde queremos ir. E os Detonautas ainda parecem perdidos nesse trânsito.

    Leia tudo sobre: detonautas

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG