BR Earth to the Dandy Warhols - Música - iG" /

Dandy Warhols BR Earth to the Dandy Warhols

Katia Abreu |

Por Katia Abreu

Megalomania é um troço complicado. É preciso ser muito bom, ter auto-estima muito bem construída, muita ciência de onde se quer chegar para encarar vestir essa camisa. O Dandy Warhols, desde o nome, desde o começo da carreira, padece dessa doença. Mas carece de talento e, portanto, soa um pouco ridículo nessa vontade enorme de ser grande. Hits como Bohemian Like You ou We Used to Be Friends não colocam a banda no posto de super estrelas que eles gostariam de estar; apenas garantem alguns minutos de diversão.

Neste novo trabalho, pretensioso no nome e na idéia de percorrer por mais de uma hora diversos estilos, o Dandy Wahrols falha mais uma vez, porque atira para todos os lados, sem foco. Algumas coisas, como Mission Control, envergonham pela cara de pau em emular um estilo de rock dançante, que, inclusive, já está desgastado. Welcome to the Third World tenta pegar carona na onda de música periférica que vemos crescer dia a dia... Mas falha, miseravelmente, na tentativa de criar grooves e nos fazer chacoalhar as ancas. E a balada Talk Show é tediosa.

Falta luz. Falta brilho à banda. Tudo soa robótico e programado demais. É tudo arrastado naquela mania de grandeza que pudemos ver claramente no filme Dig!, promovido como um documentário sobre Dandy Warhols, mas que, como quem assistiu sabe, vale mais pelo resgate do genial Brian Jonestown Massacre.

Estamos num tiroteio em que, se alguma música chamar a atenção, vai ser por mero acaso, como uma bala perdida que atinge um passante na rua: como o folk psicodélico Love Song; ou a atmosfera de acampamento esquisita de Mis Amigos. O disco encerra com quase 15 minutos de confusão sonora, em Musee DNougat. Música mais estranha, noise, cheia de camadas e texturas e um vocal falado se sobrepondo a tudo. Síntese da esquizofrenia deste Earth To The Dandy Warhols . Não dá pra entender para onde eles querem ir. Mas dá pra perceber que nunca o Velvet Underground fez tão mal a uma banda. Cortney Taylor precisa entender que seus 15 minutos de fama já passaram.

    Leia tudo sobre: dandy warhols

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG