Compositor busca voz especial para 'nota nunca cantada antes'

O britânico Paul Mealor está à procura de um cantor capaz de alcançar tons super graves

BBC Brasil |

Divulgação
O compositor britânico Paul Mealor
Paul Mealor é do País de Gales e tem 36 anos. No ano passado, foi convidado a compor uma peça para a cerimônia de casamento do príncipe William . Ele também foi notícia no Natal ao emplacar uma de suas composições na cobiçada posição número 1 da parada britânica.

Siga o iG Cultura no Twitter

Agora, o músico e sua gravadora, Decca, anunciaram que estão em busca de um baixo profundo capaz de realizar um feito extraordinário: cantar um mi quase três oitavas abaixo do chamado dó central. A nota está incluída em uma nova composição de Mealor, "De Profundis", peça coral ainda não gravada.

Uma especialista em voz ouvida pela BBC Brasil disse não ter conhecimento de que alguém possa alcançar essa nota.  

"Meu arranjo de "De Profundis" requer uma voz encorpada e poderosa, uma voz que possa não apenas tocar o coração com sua sinceridade e verdade, mas que também faça cada fibra do corpo humano ressoar enquanto desce até as regiões mais baixas do espectro vocal", disse Mealor.

A nota em questão está seis semitons abaixo da nota mais grave encontrada em uma obra coral tradicional - um si bemol incluído nas "Vespers" do compositor russo Sergei Rachmaninov.

"Nunca ouvi alguém chegar a essa nota", disse à BBC Brasil a fonoaudióloga especializada em voz e professora de canto paulistana Beth Amin. "Mas sabemos que as vozes mais graves do mundo estão no leste europeu."

Amin explicou que estilos de canto praticados na Mongólia e por monges tibetanos podem produzir sons bastante graves.

"Esses cantores usam as estruturas em torno da laringe, como a língua e o nariz, para alterar o som emitido pela corda vocal e produzir uma frequência mais grave. Mas não existe flexibilidade e é muito difícil de cantar melodias nesse registro".

Não há indícios de que Mealor esteja, no entanto, procurando cantores que atuam fora da tradição ocidental de canto lírico. A busca da voz está sendo feita por meio de revistas especializadas e também por um website ( www.howlowwillyougo.com ).

A composição campeã de Paul Mealor na parada natalina, "Wherever You Are", cantada pelo coral Military Wives, foi o single de vendagem mais rápida dos últimos seis anos na Grã-Bretanha.

A peça comoveu o público ao utilizar como letra trechos de cartas enviadas e recebidas por esposas de militares a combatentes britânicos no Afeganistão.

Resta saber se a nova obra coral de Mealor conseguirá vencer o desafio técnico imposto pelas notas graves para alcançar de fato o coração do ouvinte.

As gravações devem ter início na primavera britânica.

    Leia tudo sobre: musicapaul mealorerudito

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG