Coldplay lança nova investida nas paradas com "Mylo Xyloto"

Em quinto álbum, banda arrisca para enfrentar competição com Adele e Justin Bieber

Reuters |

Você pode não entender o título do novo álbum do Coldplay nem saber pronunciá-lo, mas os fãs terão que se acostumar com "Mylo Xyloto", nova investida da banda nas paradas mundiais.

Vivian Fernandez
Coldplay em show no Rock in Rio
O quinto álbum gravado em estúdio pelo quarteto inglês chega às lojas britânicas na segunda-feira (24) e nas norte-americanas na terça (25). A maioria das críticas iniciais para o disco é positiva, que foi produzido e mixado por Brian Eno.

Siga o iG Cultura no Twitter

Segundo as primeiras opiniões, "Mylo Xyloto" traz o mesmo som do Coldplay de antes. Neil McCormick, do Daily Telegraph, descreveu o álbum como "irresistível", mas expressou reservas, compartilhadas por Alexis Petridis do Guardian, sobre a falta de profundidade nas letras e músicas.

A julgar por declarações dadas durante uma enxurrada de entrevistas para divulgar o álbum, o Coldplay gostaria de receber mais carinho, algo estranho em vista do sucesso da banda.

Seu último disco, "Viva La Vida or Death and All His Friends", foi lançado em 2008 e tornou-se campeão de vendas daquele ano, com 6,8 milhões de cópias. O anterior, "X & Y", conseguiu o mesmo feito em 2005, vendendo 8,3 milhões de cópias em todo o mundo.

Mas isso não tem protegido a banda de críticas, geralmente voltadas a sua imagem certinha "de classe média". Sua música também é vista por alguns como "insossa" e "superficial como o Radiohead".

O guitarrista Joe Satriani processou a banda, alegando que o premiado "Viva La Vida" continha elementos de sua criação "If I Could Fly". Consta que as duas partes teriam chegado a um acordo extrajudicial no final de 2009.

O vocalista Chris Martin disse ao tablóide The Sun: "...isso nos fez recomeçar do zero. Tantas pessoas já tinham opinião formada a nosso respeito que não tínhamos nada a perder".

A banda percebeu também que para que pudesse voltar a liderar as paradas precisava enfrentar a competição não apenas de "bandas de estádio" como o U2, mas da sensação teen Justin Bieber e da cantora inglesa Adele.

"Agora temos que competir com Justin Bieber e Adele, e eles são bem mais jovens", comentou Chris Martin, de 34 anos, que é casado com a atriz de Hollywood Gwyneth Paltrow.

    Leia tudo sobre: coldplaymylo xyloto

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG