Coldplay encerra turnê brasileira em São Paulo

Grupo britânico faz show nesta terça-feira no estádio do Morumbi

iG São Paulo |

Depois de tocar no Rio de Janeiro, o Coldplay finaliza sua passagem pelo Brasil nesta terça-feira (02), em São Paulo, no estádio do Morumbi. E se o primeiro show dos britânicos foi ruidoso, mesmo com chuva, a expectativa para a capital paulista é ainda maior, já que foram colocados à venda 68 mil ingressos. E há mais um atrativo: hoje é aniversário de Chris Martin, vocalista da banda, e fãs pretendem homenageá-lo com balões coloridos e "Parabéns a você".

O quarteto formado por Martin (vocal, violão, teclado e piano), Jonny Buckland (guitarra), Guy Berryman (baixo) e Will Champion (bateria) tem sido uma simpatia desde a sua chegada ao Rio , no sábado. Martin deu autógrafos e tirou fotos ao chegar ao hotel Fasano, em Ipanema ¿ o mesmo de Madonna, Beyoncé e Alicia Keys.

Jantou em um restaurante japonês no Leblon, voltou a falar com os fãs e, na apresentação de domingo na Apoteose, falou frases em português como "Tá tudo bem?". Entre uma incursão e outra no piano, enrolou no pedestal do microfone uma bandeira brasileira que ganhou da plateia.

Esta será a terceira passagem do Coldplay pelo país. Nas vezes anteriores, em 2003 (também no Rio e São Paulo) e em 2007 (somente São Paulo), a banda se apresentou em locais fechados. Desta vez, os palcos são bem maiores: se o show do Morumbi lotar, o público será mais de seis vezes maior do que o reunido nos três shows que a banda fez no Via Funchal, há três anos.

A mudança de escala tem uma explicação: o álbum Viva la Vida or Death and All His Friends , o quarto do grupo. Lançado em 2008, foi o disco mais vendido daquele ano (cerca de 9 milhões de cópias em todo o mundo), ganhou três Grammys e transformou o Coldplay numa das bandas mais bem sucedidas do cenário pop.

A "Viva la Vida Tour" começou em junho de 2008 e já teve mais de 160 apresentações. A princípio, a série de shows deveria ter terminado em setembro do ano passado, mas a banda decidiu fazer mais oito performances na América Latina (além de um show de Natal em Londres). Depois do Brasil, a banda segue para Bogotá, México, Guadalajara e Monterrey.

O repertório é fortemente baseado no último disco, incluindo canções como "Life in Technicolor", "Violet Hill", "Strawberry Swing" e "Viva la Vida". Das músicas mais antigas, as presenças certas são "Yellow" (do disco Parachutes , de 2000), "Clocks" e "The Scientist" (de A Rush of Blood to the Head , de 2003) e "Fix You" (de X&Y , de 2005).

Eventualmente, no entanto, aparecem algumas surpresas, como a inédita "Don Quixote", composto quando o grupo passou por aqui na última vez, e um cover de "Billie Jean", de Michael Jackson, como os britânicos tocaram em Buenos Aires. No mais, espere, além da chuva prevista pela previsão do tempo, outra de borboletas de papel, fogos de artifício e bolas amarelas infláveis em "Yellow". No palco, há três telões de alta definição e seis estruturas em formato de lâmpadas que transmitem closes da banda.

Os dois shows terão um atrativo extra: abertura de Bat for Lashes, pseudônimo da cantora britânica Natasha Khan. Pouco conhecida no Brasil, ela já tem dois ótimos álbuns lançados, Fur and Gold (2006) e Two Suns (2009). O gigantismo da Apoteose e do Morumbi não é o mais adequado à música intimista da artista, mas mesmo assim a performance promete.

Antes das duas atrações internacionais, quem toca é o grupo brasileiro Vanguart, de Cuiabá. É uma ótima banda, com dois discos lançados (um de estúdio e um ao vivo) e algumas grandes canções ("Semáforo" e "Cachaça", por exemplo). Mas, assim como Natasha Khan, deve sofrer por ser praticamente desconhecida do grande público.

* Com Agência Estado

Serviço ¿ Coldplay em São Paulo
Estádio do Morumbi
Terça-feira (02/03), 21h30
Shows de abertura: Vanguart (19h30) e Bat For Lashes (20h20)
Abertura dos portões: 17h30
Ingressos: R$ 160 a R$ 500 (esgotados para as arquibancadas azul, especial vermelha, cadeira superior laranja, superior azul, superior vermelha, pista vip e meia-entrada de estudante para pista normal)
Informações pela Internet: Ticketmaster

    Leia tudo sobre: coldplay

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG