Cantora cabo-verdiana teve insuficiência cardiorrespiratória

Cesária Évora em foto de 2008
Getty Images
Cesária Évora em foto de 2008
A cantora cabo-verdiana Cesária Évora morreu neste sábado (dia 17), aos 70 anos, no Hospital Baptista de Sousa, na ilha de São Vicente, em Cabo Verde.

Veja letras e ouça músicas de Cesária Évora

Évora estava internada no local desde sexta-feira. A causa da morte é insuficiência cardiorrespiratória aguda e tensão cardíaca elevada, segundo disse o diretor do hospital ao site Sapo.

A cantora havia encerrado a carreira em setembro deste ano, devido a complicações de saúde .

"Seus novos problemas de saúde acontecem depois de várias operações cirúrgicas a que foi submetida nos últimos anos, entre elas uma operação de coração aberto", disse sua gravadora à época.

A saúde da cantora piorou em 2008, após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) durante show na Austrália.

Evora nasceu em 27 de agosto de 1941, em Mindello, capital da ilha de São Vicente, em Cabo Verde. Talentosa desde a infância, a cantora foi gravar um disco apenas em 1988, aos 47 anos, em Paris. Desde então foram 11 álbuns, sendo o mais recente "Nha Sentimento", de 2009.

O grande público descobriu a cantora em 1992, quando tinha 50 anos, graças ao quarto álbum da cantora, "Miss Perfumado", e de shows no Teatro da Cidade de Paris. A cantora teve seis álbuns indicados ao Grammy, vencendo em 2004 a categoria World Music com "Voz d'Amor".

Abaixo, a cantora interpreta "Negue":

null

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.