Casa de Chopin é reaberta

Local onde viveu o compositor volta a receber o público em seus 200 anos

AFP |

Reprodução
O compositor Frédéric Chopin
A casa em que o compositor Frédéric Chopin nasceu em Zelazowa Wola, próximo a Varsóvia, reabriu suas portas ao público nesta sexta-feira, após dois anos de obras que, mesclando o antigo com o moderno, devolveram o esplendor a esse edifício histórico.

"Este lugar é um pouco como um santuário, há um espírito particular do lugar", explica Andrzej Sulek, diretor do Instituto Nacional Frédéric Chopin.

"Aqui é onde nasceu o autor da mais bela definição do espírito polonês", declarou.

Na mansão de Zelazowa Wola, hoje rodeada de castanheiros, viviam os pais de Chopin. Em um quarto situado à direita da entrada nasceu, em 1810, o grande compositor.

As obras de restauração da casa e do jardim duraram cinco anos e contaram com um financiamento de 70 milhões de zlotys (cerca de 21,5 milhões de dólares). A mansão museu pode agora acolher dignamente turistas do mundo inteiro, que chegam à Polônia para comemorar o bicentenário do nascimento do compositor.

O teto da mansão mudou e, na parte externa, o jardim de seis hectares foi totalmente reorganizado.

No quarto em que Frédéric Chopin nasceu, foi colocado um piano Steinway preto. Ali ocorrerão concertos que, graças à um sistema de áudio especial, poderão ser ouvidos de qualquer parte do jardim.

    Leia tudo sobre: Frédéric Chopin

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG