Capitais oferecem opções para carnaval sem samba

Curitiba, Salvador, Recife e São Paulo terão festivais e projetos de diversos estilos

Redação iG Música |

Para muitos brasileiros que não gostam de samba, confete e serpentina, a chegada do carnaval vem pesada, ameaçadora e sombria como uma nuvem de gafanhotos. A falta de opções para a semana de folia está para se espalhar pelo país nos próximos dias, mas algumas capitais estão se preparando para oferecer uma discreta programação alternativa para um carnaval sem cara de carnaval.

Em Curitiba, acontece o mais radical evento de resistência ao carnaval no país, o festival Psycho Carnival. Chegando a sua décima edição, o evento reúne artistas nacionais e internacionais de psychobilly e em 2009 preparou palestras e workshops para complementar a programação de shows.

O evento deste ano acontece em um novo local, o Clube Operário, entre os dias 19 e 23 (de quinta a segunda). A entrada custa R$ 10 e uma lata de leite em pó que será doada ao Instituto Pró-Cidadania de Curitiba.

Na programação, o festival tem como destaques a banda inglesa Klingonz, a alemã Chibuku, a holandesa The Cenobites e os brasileiros Frantic Flintstones. Também estão escalados artistas de Dinamarca e Argentina além de grupos de todos os cantos do Brasil. A programação completa e as informações sobre pontos de venda de ingressos estão disponíveis no site oficial do Psycho Carnival .

Outra alternativa à folia é o festival Rec-Beat . O evento que já faz parte do calendário de Recife ganhou mais força e este ano chega também a São Paulo para uma série de apresentações. Em seu espaço tradicional, a capital pernambucana, o festival ocupará o Cais da Alfândega entre os dias 21 e 24 com um público estimado de 40 mil pessoas no total. A entrada é franca.

A programação desta edição pretende reforçar os laços brasileiros com a música latina, trazendo para isso artistas da Venezuela (Desorden Público), Colômbia (Estereo), Chile (Original Hamster), Equador (Nuages) e Giovanna (Uruguai). Clay Ross, dos Estados Unidos, e Wyza, da Angola, completam o quadro dos convidados internacionais.

Em São Paulo, o Rec-Beat desembarca no dia 26 no Sesc Pompéia, onde fica até o dia 28. Os latinos Desorden Público, Bomba Estereo e Original Hamster irão se apresentar lado a lado com os pernambucanos Catarina Dee Jah, DJ Dolores e Júlia Says. Os ingressos custam R$ 20.

Ainda em São Paulo, o Sesc Pinheiros promove a quarta edição do projeto Carnaval na Contramão. Com apresentações de sexta a terça, o evento terá a presença da cantora francesa Manu Le Prince, que vem lançar o álbum Tributo a Cole Porter . O guitarrista Duca Belintani, o Projeto Vespeiro e os grupos Trio Corrente e Regra de Três também estão na programação com repertórios dedicados ao jazz e à música instrumental.

Na Bahia, mais precisamente na praia de Piatã, em Salvador, o rock independente é quem manda no carnaval. As bandas irão se reunir no festival Palco do Rock que está comemorando 15 anos de história com 36 shows. A entrada é gratuita e a organização espera um público de 30 mil pessoas em seus quatro dias de programação.

Entre as principais atrações do evento estão os veteranos da Plebe Rude e Inocentes, além da banda suíça Underschool Element. Veja a programação completa no site oficial .

    Leia tudo sobre: porão do rockpsycho carnivalrecbeat

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG