BR Carried to Dust - Música - iG" /

Calexico BR Carried to Dust

Diego Fernandes |

Acordo Ortográfico

Por Diego Fernandes

Calexico, a banda, foi batizada em homenagem a uma cidade californiana de mesmo nome que faz fronteira com o México, embora o grupo tenha sido formado na cidade de Tucson, Arizona (outro dos quatros estados fronteiriços no sudoeste dos EUA). O maior trunfo na música do grupo liderado pelo vocalista Joey Burns e pelo baterista John Convertino é a evocação palpável do ambiente vasto e culturalmente ambíguo em que foi criada.

Em Carried to Dust , seu sexto álbum, a sonoridade de origem country tira sua força e sua beleza de clichês dignos dos filmes dos irmãos Coen: a imensidão dos canyons, a passagem vagarosa do tempo, o clima árido, enormes e antiquados carros conversíveis, cerveja estupidamente gelada servida com limón fresco, duelos crepusculares, o tempero mariachi ardido feito chilli de Guadalajara. Momentos que deslizam com a calma do suor em calor cáustico não faltam: o comovente solo steel guitar de "Man Made Lake", a perfeição rítmica da instrumental "El Gatillo", o tom de ameaça sussurrada de "Bend In The Road", o inesperado sotaque dub de "Fractured Air". Sam Beam, da banda irmã Iron & Wine (que já gravou um EP em parceria com o Calexico), empresta seu vocal agridoce à serena "House of Valparaiso".

O único ponto fraco de Carried talvez seja soar como a retomada de uma idéia familiar: por vezes, é semelhante demais a Feast of Wire (2003), o quarto e certamente mais bem-acabado disco da banda. Tal retomada talvez seja o resultado direto da relativa indiferença com que seu penúltimo disco, Garden Ruin (de 2006, onde tentaram um som de latinidade mais discreta), foi recebido pelo pequeno séquito que os cultua. De qualquer forma, Carried to Dust ainda é um disco resolvido e introspectivo como poucos lançados em 2008, perfeito para uma viagem de carro solitária ou então para uma tarde pré-tempestade, onde ter o coração marinado em guitarras tex-mex e metais mariachi sempre parece uma idéia genial.

    Leia tudo sobre: calexico

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG