Brasileiros encarnam Beatles e gravam DVD ao vivo

Apresentação acontece nesta quarta no HSBC Brasil

Augusto Gomes, iG São Paulo |

Quem vê os quatro integrantes do All You Need Is Love se preparando para um ensaio dificilmente acreditaria que eles formam uma banda tributo aos Beatles. Primeiro, porque eles estão vestidos de jeans e camiseta, e não têm qualquer semelhança física com os quatro rapazes de Liverpool. Segundo, porque o ensaio aconteceu no Villa Country, casa de shows especializada em música sertaneja na Zona Oeste de São Paulo. Difícil imaginar Beatles num cenário que inclui berrantes, chifres e chapeus de cowboy.

Mas a impressão se desfaz assim que os quatro começam a tocar "Revolution". A sonoridade dos instrumentos, por exemplo, é idêntica à da gravação original dos Beatles, de 1968. A surpresa maior vem quando Sandro Paretto, o John Lennon do grupo, começa a cantar: a voz é tão semelhante à do Beatle que até parece ser uma gravação. O baixo tocado por Cesar Kiles é uma réplica do Hofner usado por Paul McCartney. A bateria de Renato Almeida é original dos anos 60. E o guitarrista Thomas Arques tem até o olhar cabisbaixo de George Harrison.

Os quatro, mais Anselmo Ubiratan (no papel de George Martin), criaram há seis meses o All You Need Is Love. Desde então, vêm apresentando seu show tributo aos Beatles por todo o Brasil. Nesta quarta-feira (20), dão seu passo mais ambicioso até o momento: gravam um DVD ao vivo no HSBC Brasil, uma das maiores casas de shows de São Paulo. O repertório incluirá cinquenta sucessos do Fab Four. O número de faixas é uma homenagem aos cinquenta anos de formação da banda, comemorados este ano.

Veja abaixo o grupo tocando "Revolution" no Estúdio iG:


Assista ainda aos vídeos de Get Back e Don't Let Me Down

Dos cinco, o que mais impressiona é mesmo Sandro Paretto, o John Lennon. Mas ele é modesto, e diz não acreditar que sua voz seja idêntica à do ex-Beatle. "É lenda. A semelhança é de uns 60% só", brinca. Quem também chama a atenção é César Kiles, o Paul McCartney do grupo. Destro de nascença, aprendeu a tocar com a mão esquerda para fazer um Paul perfeito. "Foi um sacrifício. Até lia coisas de cabeça para baixo, para estimular o outro lado do cérebro. Demorei uns sete meses até conseguir tocar algumas músicas direito", conta.

O show desta quarta é dividido em quatro etapas, cada uma dedicada a uma fase da trajetória dos Beatles. Uma das grandes dificuldades foi definir o roteiro do espetáculo. "São tantos sucessos que, mesmo com cinquenta músicas, muita coisa teve que ficar de fora", explica Sandro. A apresentação vai dar origem a um DVD triplo: o primeiro, dedicado aos primeiros anos da Beatlemania; o segundo, à psicodelia da fase "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band"; e o terceiro, às músicas dos três últimos discos do grupo.

O All You Need Is Love não é o único tributo aos Beatles a se apresentar em São Paulo essa semana. Nesta quinta (21), Vanguart toca músicas de Lennon e McCartney no Studio SP, sob a alcunha de Vang Beats. No mesmo dia, só que no Sesc Pompeia, o The Mockers, formado por integrantes do Cidadão Instigado, também apresenta canções do quarteto.

O ano, como se vê, estará repleto de covers dos Beatles. Ou, no caso do All You Need Is Love, de tributos. "Não gostamos da palavra cover porque qualquer garoto que pega uma guitarra e toca Beatles já diz que é cover", diz Sandro. "Nós fazemos todo um trabalho de pesquisa, de estudo. Preferimos ser chamados de banda tributo".

Serviço

All You Need Is Love
HSBC Brasil
Rua Bragança Paulista, 1281, Santo Amaro
Quarta-feira (20), 21h
Ingressos: R$ 50 a R$ 120
http://www.ingressorapido.com.br ou 4003 1212

    Leia tudo sobre: the beatles

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG