Bloc Party faz playback e é vaiado no VMB 2008; saiba como foi a festa

Carlos Augusto Gomes |

Acordo Ortográfico

O nome mais aguardado do VMB 2008 foi justamente o responsável pela maior decepção da cerimônia. A banda britânica Bloc Party, que deveria fazer o principal show da noite, não tocou: fez playback. Na primeira música, "Talons", o truque até passou. Mas, na segunda (o sucesso "Banquet"), a dublagem revoltou o público, que vaiou em alto e bom som.

O vocalista Kele Okereke até que tentou disfarçar, correndo em meio ao público e depois se escondendo atrás da bateria. Mas não houve jeito: a banda deixou uma péssima impressão. Principalmente para quem tem dois shows agendados no país para daqui a um mês, em São Paulo (08/11) e Rio de Janeiro (10/11).

O fiasco do Bloc Party acabou rendendo a única boa piada da noite: ao final da performance, o apresentador Marcos Mion soltou um "quem sabe faz ao vivo".

A tradicional banda dos sonhos também deu o que falar. Este ano, a escolha ficou a cargo de músicos presentes no Credicard Hall, onde a festa foi realizada, e não do público. Portanto, os vencedores não foram os usuais Pitty, Japinha, Champignon e Fabricio Martinelli das edições anteriores.

O grupo foi formado por João Barone (bateria) e Bi Ribeiro (baixo), ambos do Paralamas do Sucesso, mais Marcelo D2 como vocalista e um improvável Chimbinha, da banda Calypso, na guitarra. A música improvisada pelo quarteto agradou o público.

O grande vencedor já foi se desenhando logo no primeiro prêmio da noite. O NX Zero derrotou nomes como Cansei de Ser Sexy, Nação Zumbi, O Rappa e Bonde do Rolê e levou a estatueta de melhor videoclipe do ano, com "Pela Última Vez". O grupo ainda ganhou nas categorias hit do ano (também por "Pela Última Vez") e artista do ano.

Os demais prêmios foram divididos entre Pitty (melhor show), Strike (revelação), Garotas Suecas (aposta MTV) e a banda americana Paramore (artista internacional), que vem ao Brasil no final do mês para uma série de shows.

O primeiro show da noite foi do californiano Ben Harper. Acompanhado da competente banda Innocent Criminals, o cantor primeiro interpretou a música "In the Colors" e, em seguida, cantou "Boa Sorte/Good Luck" junto com Vanessa da Mata. Como os dois recentemente cantaram juntos em shows na Europa e no festival About Us, em São Paulo, o dueto saiu bem entrosado e foi um dos momentos mais aplaudidos da noite.

Depois, foi a vez do VMB receber mais um show de uma de suas figuras mais constantes, Marcelo D2. De visual novo (chapéu, óculos escuros e sem barba), ele cantou a música "Desabafo" e flertou com a polêmica ao acender um cigarro de palha. A julgar pela reação vinda da platéia, o público achou que fosse outra coisa.

A terceira atração da festa foi o Nove Mil Anjos - ou a banda do irmão da Sandy, como é mais conhecida. Formado por Junior Lima na bateria, Champignon no baixo, Peu Souza na guitarra e Péricles Carpigiani nos vocais, o grupo foi introduzido no palco pela própria Sandy. O som, uma espécie de Charlie Brown Jr (ex-banda de Champignon) repaginado, não impressionou em sua primeira aparição na TV.

Coube ao Bonde do Rolê fazer a primeira performance depois do playback do Bloc Party. Com suas novas vocalistas, Ana Bernardino e Laura Taylor, o grupo de Curitiba apresentou um medley de seus sucessos "Solta o Frango" e "Office Boy" com uma bizarra versão em português de "One More Time", do Daft Punk. Diversão pura.

A penúltima apresentação da noite reuniu Pitty com a banda Cascadura, para cantar a música "Inside the Beer Bottle", da finada banda baiana Úteros em Fúria, com direito a citação de "Hey Jude", dos Beatles.

A festa terminou com Fresno e Chitãozinho e Xororó. Introduzidos no palco por Joelma e Chimbinha, da banda Calypso, grupo e dupla repetiram (de forma desajeitada, é verdade) o dueto feito no Estúdio Coca Cola e cantaram "Evidências".

Veja abaixo a lista de vencedores do VMB 2008:

Artista do ano
NX Zero

Hit do ano
NX Zero, "Pela Última Vez"

Melhor clipe
NX Zero, "Pela Última Vez"

Melhor show
Pitty

Melhor artista internacional
Paramore

Revelação
Strike

Aposta MTV
Garotas Suecas

Webhit do ano
Dança do Quadrado

Banda dos Sonhos
João Barone (bateria)
Bi Ribeiro (baixo)
Chimbinha (guitarra)
Marcelo D2 (vocalista)

Leia mais sobre o VMB .

    Leia tudo sobre: vmb

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG