Billy Blanco é homenageado no Teatro do Sesi

Compositor morreu em julho, aos 87 anos, vítima de uma parada cardíaca

AE |

AE
O compositor Billy Blanco
Em homenagem ao legado musical deixado pelo compositor paraense Billy Blanco , o Sesi-SP apresenta o projeto "Sinfonia Paulistana - Um Novo Olhar". Os concertos em tributo ao compositor serão realizados hoje e amanhã, às 20 horas, no Teatro do Sesi, e contarão com a participação especial do cantor e violonista Billynho Blanco, filho do homenageado, e dos músicos André Abujamra, Blubell, Curumin, Karina Zeviani, Laura Lavieri, Marcelo Jeneci e Maurício Pereira.

O espetáculo é um tributo à música "Sinfonia Paulistana", uma das obras-primas de Billy Blanco, que conta, musicalmente, a história de São Paulo, de Anchieta até os dias mais recentes. A canção foi finalizada em 1973, após ser cunhada por Blanco durante dez anos.

Sua versão original orquestrada foi lançada em vinil em 1974 pela Odeon. Composta por 15 movimentos, a composição foi interpretada à época por Elza Soares, Pery Ribeiro, Cláudia, Claudette Soares, Nadinho da Ilha, Miltinho, o coro do Teatro Municipal de São Paulo e a orquestra regida pelo maestro Chico de Moraes. O show apresentará pela primeira vez uma versão revisitada da música original.

Além das apresentações, o projeto "Sinfonia Paulistana" vai dar origem a um documentário, espécie de ensaio visual e musical que será construído por imagens contemporâneas da cidade de São Paulo sob diferentes pontos de vista. A música será o personagem principal do documentário que, a partir de sua divisão original em 15 movimentos, irá expor a diversidade de estilos visuais e musicais característicos da cidade de São Paulo.

Sinfonia Paulistana - Um Novo Olhar - Teatro do Sesi-SP (Av. Paulista, 1.313, próximo ao metrô Trianon-Masp). Hoje e amanhã, às 20h. Entrada: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). Informações: (11) 3146-7405/7406. Site: sinfoniapaulistana.wordpress.com

    Leia tudo sobre: Billy Blanco

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG