Bilheteria global de shows cai 12% em 2010

Espectadores compraram menos ingressos e número de apresentações diminuiu

Reuters |

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Lady Gaga: mercado de shows em baixa
As bilheterias das turnês musicais mais rentáveis tiveram queda acentuada em todo o mundo em 2010, na medida em que os fãs musicais reduziram o número de shows aos quais assistiram e que os artistas e grupos principais fizeram menos apresentações.

As 50 turnês mais populares, de artistas como U2 e Lady Gaga, arrecadaram 2,93 bilhões de dólares em todo o mundo em 2010, uma queda de 12% em relação a 2009, segundo a revista Pollstar, que cobre o setor de concertos musicais.

Em todo o mundo, os fãs compraram 38,3 milhões de ingressos para esses shows, uma redução de 15% em relação ao ano anterior, e o número total de apresentações nas principais turnês mundiais caiu 8%. Os artistas e as empresas de promoção de turnês, como a Live Nation Entertainment, foram beneficiados por um aumento de 4% nos preços dos ingressos este ano.

Na América do Norte, as 50 turnês mais rentáveis renderam 1,69 bilhão de dólares, uma queda de 15%.

A turnê mais lucrativa do mundo em 2010 foi do Bon Jovi, cujos 80 shows renderam 201 milhões de dólares em todo o mundo. Entre as outras turnês de sucesso no ano estiveram as de Roger Waters (do Pink Floyd), das bandas de heavy metal AC/DC e Metallica, do ex-Beatle Paul McCartney e da banda The Eagles, criadora de sucessos dos anos 1970.

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