Belle & Sebastian faz show de altos e baixos em São Paulo

Mesmo com som ruim, banda escocesa empolgou público com clássicos dos anos 1990

Augusto Gomes, iG São Paulo |

Jorge Rosenberg, especial para o iG
Belle & Sebastian ao vivo em São Paulo
O Belle & Sebastian veio ao Brasil pela primeira vez em 2001, quando fez duas apresentações históricas no extinto Free Jazz Festival, em São Paulo e no Rio de Janeiro. Nos nove anos que se passaram desde então, a banda escocesa lançou mais três discos - o mais recente, "Write About Love", saiu em outubro deste ano.

Mas o público brasileiro, a julgar pelo show desta quarta-feira (10) no Via Funchal, em São Paulo, não está muito interessado nesta história mais recente. A plateia queria ouvir mesmo os clássicos dos anos 1990 do grupo.

Músicas dos álbuns "If You're Feeling Sinister" (1996) e "The Boy with the Arab Strap" (1998) foram as mais aplaudidas pelo público. O primeiro forneceu cinco músicas para o show (o mesmo que "Dear Catastrophe Waitress", de 2003) e o segundo, três. O novo "Write About Love" apareceu com quatro.

A banda foi bem generosa com o público brasileiro. Além de apresentação longa (23 músicas no total) e com algumas surpresas ("The Fox in the Snow", "Jonathan David"), houve outros mimos, como seis fãs convidados para subir ao palco e dançar e o vocalista Stuart Murdoch cantando no meio (literalmente) da plateia.

Jorge Rosenberg, especial para o iG
Belle & Sebastian em São Paulo
O maior ponto negativo foi a qualidade do som. Além dos oito integrantes do grupo, havia mais um quarteto de cordas no palco. Mas tudo isso virou uma massa sonora em que quase nada se distinguia.

Além disso, houve momentos, principalmente no meio do show, em que a banda foi quase desanimadora. Felizmente, da metade para a frente, a coisa melhorou, inclusive no som - as cordas puderam até ser ouvidas com um mínimo de clareza, coisa que não aconteceu no início da performance.

O grupo abriu a apresentação às dez horas em ponto, com "I Didn't See It Coming", faixa do recém-lançado "Write About Love", num palco praticamente às escuras. Na música seguinte, "I'm a Cukoo", as luzes aumentaram e o vocalista Stuart Murdoch se aventurou para os cantos do palco.

As primeiras frases em português (um esforçado "boa noite São Paulo" dito por Murdoch) vieram após "Step Into My Office, Baby", cantada por Stevie Jackson. Uma espécie de vocalista secundário da banda, Jackson logo depois pediu que o público cantasse junto uma das músicas novas, "I'm Not Living in the Real World", e foi atendido.

"The Fox in the Snow" e "Travellin' Light", lentas e introspectivas, abriram caminho para a reta final da performance. Foi quando a banda tocou alguns de seus maiores sucessos, como "If You're Feeling Sinister", "The Boy with the Arab Strap" e "Sleep the Clock Around".

Após insistentes pedidos do público, o grupo voltou para um generoso bis. Começou com "Jonathan David", cantada por Stevie Jackson, e terminou com três músicas do disco "If You're Feeling Sinister": 20. "Get Me Away from Here I'm Dying", "Judy and the Dream of Horses" e "Me and the Major".

O Belle & Sebastian faz um segundo e último show no Brasil nesta sexta-feira (12), no Circo Voador, no Rio de Janeiro. Os ingressos custam R$ 100, mas quem levar um quilo de alimento não perecível paga meia-entrada.

Jorge Rosenberg, especial para o iG
O vocalista Stuart Murdoch
Veja abaixo o set list do show no Via Funchal, em São Paulo:

01. "I Didn't See It Coming"
02. "I'm a Cukoo"
03. "Step Into My Office, Baby"
04. "Another Sunny Day"
05. "I'm Not Living in the Real World"
06. "Piazza, New York Catcher"
07. "I Want the World to Stop"
08. "Lord Anthony"
09. "Sukie in the Graveyard"
10. "The Fox in the Snow"
11. "Travellin' Light"
12. "If You're Feeling Sinister"
13. "Write About Love"
14. "There's Too Much Love"
15. "The Boy with the Arab Strap"
16. "If You Find Yourself Caught in Love"
17. "Simple Things"
18. "Sleep the Clock Around"

Bis

19. "Jonathan David"
20. "Get Me Away from Here I'm Dying"
21. "Judy and the Dream of Horses"
22. "Me and the Major"

    Leia tudo sobre: Belle & Sebastian

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG