Beatles emplacam álbuns nas paradas dos EUA

Todos os discos do grupo estão entre os 20 mais vendidos no mercado norte-americano

Reuters |

Os Beatles emplacaram alguns dos discos mais vendidos de todos os tempos nas listas de música pop dos EUA divulgadas na quarta-feira, graças ao badalado relançamento das obras completas do quarteto. Ao todo, os Beatles venderam 626 mil discos durante a semana encerrada em 13 de setembro, segundo a consultoria Nielsen SoundScan.

Até a semana passada, haviam sido vendidos apenas 635 mil cópias desde o começo do ano, um nível baixo para os padrões da banda, já que os fãs estavam se guardando para os relançamentos na semana passada ¿ dia 09/09/09.

Na lista da semana passada, o clássico Abbey Road (1969), com 89 mil cópias, ficou em terceiro lugar em vendas nos EUA. Sgt. Pepper's Lonely Heart's Club Band (1967), considerado por muitos como o melhor disco de todos os tempos, ficou em quinto lugar, com 74 mil cópias.

A banda, dissolvida em 1970, naturalmente não aparece com destaque na lista Billboard 200, que reúne apenas álbuns lançados nos últimos 18 meses, e não itens de catálogo.

Já na lista Top Catalog Album Chart, o quarteto emplaca 15 dos 18 primeiros lugares - espaço suficiente para todos os seus 13 álbuns de estúdio, para a compilação Past Masters e para a compilação One , de 2000. Sobra espaço apenas para Michael Jackson, na 6ª, 15ª e 16ª colocações.

Atrás de Abbey Road e Sgt. Pepper's aparecem os discos The Beatles (60 mil cópias vendidas), Rubber Soul (58 mil) e Revolver (46 mil), todos na lista dos dez discos mais vendidos nos EUA. O relançamento menos popular da banda foi Yellow Submarine , com 14 mil cópias.

A lista Billboard 200 é liderada por Jay-Z, que vendeu 476 mil cópias do seu The Blueprint 3 . É o quinto álbum do rapper a liderar a lista. Só os Beatles superaram essa marca, com 19 discos.

Em segundo lugar veio a estrela da Disney Miley Cirus, cujo The Time of Our Lives vendeu 120 mil cópias na sua terceira semana após o lançamento.

Mas os Beatles ainda conseguiram duas vagas na Billboard 200, relativas às caixas contendo sua obra completa, o que são considerados como novos lançamentos. As caixas foram oferecidas nas versões estéreo e mono, gerando um acirrado debate sobre qual é melhor.

Na eleição do consumidor, venceu a versão estéreo - 26 mil cópias, 15º lugar na lista, contra 12 mil cópias da versão mono, em 40º Lugar.

A versão estéreo tem 13 CDs, mais Past Masters , enquanto a versão mono omite Yellow Submarine , Abbey Road e Let It Be , gravados originalmente em estéreo.

Os álbuns dos Beatles foram lançados nos EUA pela Capitol Records, do grupo EMI, que pertence à empresa de investimentos Terra Firma.

    Leia tudo sobre: beatles

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG