Banda Efterklang toca pela primeira vez no Brasil

Grupo é uma das atrações da mostra de música dinamarquesa, no Sesc Belenzinho

Agência Estado |

Divulgação
A banda dinamarquesa Efterklang
Sem filas, sem atropelos, sem badalação. Entretanto, o show é de uma das bandas mais interessantes da Europa na atualidade, a dinamarquesa Efterklang, que alguns críticos explicam como "uma espécie de Arcade Fire da Escandinávia". De surpresa, sem alarde, eles tocam hoje pela primeira vez no Brasil, esta noite e amanhã, no recém-inaugurado Sesc Belenzinho, em São Paulo. O grupo tem um núcleo principal de quatro músicos - Casper Clausen, Mads Christian Brauer, Rasmus Stolberg e Thomas Kirirath Husmer. Mas, nos shows, adicionam músicos convidados (no Brasil, serão sete no palco do Sesc Belenzinho).

O Efterklang (cujo nome significa "reverberação", em dinamarquês) já tem uma década de estrada, e começou sob a influência dos grupos eletrônicos alemães, especialmente o Einsturzende Neubauten, segundo contou, já em São Paulo, o músico Casper Clausen. "Quando começamos, costumávamos experimentar muito em estúdio. Sempre acreditamos que, em música, tudo é possível, que é possível aproximar extremos. Naquela época, eram os grupos alemães que pareciam apontar para as novas direções. Mas também fomos apanhados pela música de grupos como o Radiohead, que pegou a música pop que se fazia e a elevou a um nível altíssimo, a tornou ainda maior", diz Clausen.

A banda chega a reboque do seu mais recente disco, "Magical Chairs", o terceiro de sua carreira, lançado em fevereiro de 2010, e só deve lançar um novo disco em 2012, segundo afirma Clausen. "Na verdade, estamos dando um tempo, desenvolvemos muitos projetos e estamos há três anos fazendo turnês, então vamos parar por um tempo."

Um desses projetos é um filme, "An Island", dirigido pelo cineasta francês Vincent Moon, que mostra cenários e sessões acústicas da banda em seu território, as ilhas da Dinamarca. A banda está recebendo pedidos pelo seu site para as pré-estreias mundiais do filme - já são dezenas de premières agendadas, e São Paulo, segundo Clausen, já tem duas apresentações marcadas. Os trailers da produção, que estão também no site do grupo, mostram paisagens de sonho e imagens de grande beleza com a música de fundo.

Mostra de Música Dinamarquesa - Sesc Belenzinho (Rua Padre Adelino, 1.000). Telefone (011) 2076-9700, metrô Belém. Hoje e amanhã, às 21 h; dom., às 18 h. Ingressos: de R$ 8 a R$ 32. Até 30/1.

    Leia tudo sobre: Efterklang

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG