Baixista do Japan, Mick Karn, morre aos 52 anos

Músico lutava contra o câncer desde junho do ano passado

AFP |

Divulgação
Mick Karn, de terno azul, com a banda Japan
O baixista do extinto grupo britânico Japan, Mick Karn, morreu em Londres, aos 52 anos, depois de uma longa batalha contra o câncer, segundo um comunicado postado em seu site.

Nascido na Nicósia (Chipre) em 24 de julho de 1958, Mick Karn, cujo verdadeiro nome era Anthony Michaelides, imigrou para o Reino Unido aos três anos e lá fundou os Japan com o vocalista David Sylvian e seu irmão e baterista Steve Jansen.

A banda de glam rock evoluiu para um som mais eclético com influências tecno e orientais e gravou cinco álbuns, sendo que os dois primeiros foram lançados em 1978 - "Adolescent Sex" e "Obscure Alternatives" -, embora seu primeiro grande sucesso tenha chegado com "Quiet Life", que lhes valeu um contrato com a gravadora Virgin.

Em 1981, gravaram seu melhor álbum, "Tin Drum", mas o sucesso não impediu que se separassem no mesmo ano devido a desavenças entre Karn e Sylvian. Considerado um dos melhores baixistas britânicos, Karn se manteve ativo e gravou um álbum solo, "Titles", antes de formar o grupo Dali's Car com o ex-cantor do Bauhaus, Peter Murphy.

Os dois iam voltar a trabalhar juntos quando os médicos diagnosticaram um câncer em Karn em junho passado. Karn, que também era escultor, trabalhou com músicos de todos os estilos, de Jeff Beck a Pete Towshend, passando por Bill Bruford. Em 1991 fez um 'reunion' com seus ex-companheiros do Japan - sem Syvian- sob o nome de Rain Tree Crow.

    Leia tudo sobre: mick karnjapanmorte

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG