Baixista da banda roqueira MC5 morre nos EUA

Michael Davis tinha 68 anos e teve complicações no fígado

iG São Paulo |

Divulgação
Michael Davis, baixista do MC5
Baixista da histórica banda MC5, o norte-americano Michael Davis morreu aos 68 anos em decorrência de complicações no fígado.

O músico estava internado no Enloe Medical Center em Chico, na Califórnia. Ele tratava-se havia um mês. A morte ocorreu na sexta-feira (dia 17) segundo informou sua mulher, Angela Davis.

Ouça músicas do MC5

Nascido em 5 de junho de 1943, Davis substituiu Pat Burrows no MC5 após ter sido apresentado ao  guitarrista Wayne Kramer e ao vocalista Rob Tyner.

O MC5 foi uma das bandas responsáveis pela criação do termo garage rock: música de guitarras rápidas, sujas, com influência do blues que, mais tarde, iria influenciar o punk.

Entre 1964 e 1969, a banda nascida em Detroit construiu fama nos EUA a partir de shows explosivos e da aproximação a movimentos políticos e sociais. O MC5 manifestava apoio aos Panteras Negras, por exemplo, e se posicionava contra a Guerra do Vietnã.

O grupo lançou seu primeiro disco, "Kick Out the Jams", em 1969. A música título é uma das mais emblemáticas da história do rock ( ouça aqui ).

O MC5 acabou em 1972. O grupo viria a se reunir novamente em 2004, com Handsome Dick Manitoba no lugar de Tyner (que morreu em 1991). A banda (com Davis) se apresentou no festival Campari Rock, no Brasil, em 2005.

Davis deixa mulher e quatro filhos.

    Leia tudo sobre: MC5Michael Davismúsica

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG