Álbum reúne canções de rivais dos Beatles nos anos 60

Coletânea em três volumes reúne músicas de bandas que disputavam público com o quarteto de Liverpool

Agência Estado |

Divulgação
A banda Hermans Hermits
Quem viveu a década de 60 na Inglaterra provavelmente não gostava apenas de Beatles e Rolling Stones, como costuma-se imaginar. As cenas de histeria coletiva causadas pela Beatlemania, de fato, são marcantes. Mas os Beatles não eram onipresentes. Bandas como Gerry & The Pacemakers, Herman’s Hermits, The Yardbirds (de Eric Clapton), The Hollies, Dave Clark Five e The Swinging Blue Jeans, hoje ilustres desconhecidas do público, disputavam espaço nas rádios, nas paradas de sucesso e na preferência dos fãs tanto quanto os FabFour.

Eram grupos formados em Liverpool e Londres então apontados como representantes do Merseybeat (os de Liverpool) e Britpop (bandas de Londres e outras cidades do país). Que tipo de som essas bandas faziam? Elas eram realmente boas? Para responder a essas perguntas, o pesquisador musical Marcelo Fróes teve acesso às gravações originais. O resultado pode ser conferido na coletânea "Britpop - O Legítimo Pop Britânico dos Anos 60", dividida em três volumes e distribuída pela Discobertas.

Beatles e Rolling Stones foram os grupos que sobreviveram àquele efervescente período. Quase todos os seus contemporâneos terminaram suas atividades antes mesmo do icônico ano de 1969 - o ano do festival de Woodstock - acabar, quando os hippies tomaram o mundo. Foi então que surgiram bandas como Led Zeppelin, Pink Floyd, Queen e Deep Purple. No Brasil, o britpop foi, na década de 60, uma das peças fundamentais para o surgimento da Jovem Guarda. A Dave Clark Five Band ganhou visibilidade no País quando Jerry Adriani regravou "Because", hit da banda que ganhou o nome de "Porque".

Herman’s Hermits é uma das bandas com maior hits na coletânea: sete. Eles estouraram em 1964 e até chegaram a gravar um filme bem ao estilo de "Os Reis do Ie Iê Iê", dos Beatles - Mrs. Brown, "You've Got a Lovely Daughter" (1968), longa homônimo a um hit do grupo. Como músico substituto na guitarra, vale dizer, eles tinham Jimmy Page. A canção da banda que mais se destaca na coletânea é "I’m Into Something Good".

A coletânea, enfim, traz os grandes hits daquela fase - como "Here I Go Again" (chegou a ocupar o 4º lugar na parada), "For Your Love" (3º lugar), "The House of The Rising Sun" (1º lugar) e "The Hippy Hippy Shake" (2º lugar). É um resumo com o que de melhor se produziu numa das épocas mais criativas da história da música.

    Leia tudo sobre: Herman's Hermits

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG