BR Flavors of Entanglement - Música - iG" /

Alanis Morissette BR Flavors of Entanglement

Diego Fernandes |

Por Diego Fernandes

Alanis está novamente em seu ambiente natural: a rejeição. O efeito de ver seu ex-noivo - o ator Ryan Reynolds - nas revistas de fofocas de mãos dadas com a atriz Scarlett Johansson parece ter rendido um bocado de comiseração e dor. Flavors of Entanglement é recheado de um sentimento de perda (e entrega a essa perda) como se fosse o único elemento capaz de manter as peças da cantora juntas. Em "Torch", a música mais despojada e direta da coleção, não há espaço para meias palavras: "Sinto falta do seu cheiro e do seu estilo (...) Sinto falta de sua abordagem para com a vida e do seu corpo na minha cama".

Produzido e co-escrito por Guy Sigsworth (colaborador freqüente de Björk), Flavors não é inconsistente: é meramente estranho, uma colcha de retalhos sonora. Se, liricamente, é um exemplar autêntico da novamente solteira Morissette, sonicamente, o disco transita entre tablas new age, riffs new metal (às vezes em uma mesma música), ritmos eletrônicos sofisticados e as tradicionais baladas de arranjos crus, onde a voz de Alanis é peça central.

"Straitjacket" e "Moratorium" são as que mais destoam nessa nova safra: a primeira, um electro raivoso com a letra apontando o dedo em riste em direção ao ex-amante, a segunda um delicado drum'n'bass onde Alanis declara seu desencanto com relacionamentos em geral.

E o resultado, bem... Não é que a cantora canadense não soe sincera: sua voz soa compungida, tanto quanto qualquer fã poderia exigir. O incômodo vem da noção de que alguém que transparece tantas vitórias e barreiras transpostas com sua música ainda se defina pelas derrotas e pelo espaço negativo dos relacionamentos. Excetuando-se a produção e a descoberta da cantora de filosofias orientais, nada está assim tão diferente do que "You Oughta Know" preconizou em 1995.

Como consolo: Flavors of Entanglement soa, apesar dos tropeços, muito melhor que o aberrante disco de covers de Tom Waits lançado recentemente por Johansson.

    Leia tudo sobre: alanis morissette

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG