Academia da Gravação dos EUA anuncia indicados ao Grammy

Analistas apontam a cantora britânica Adele como a grande favorita da 54ª edição do prêmio

EFE |

Getty Images
Adele: favorito ao Grammy
A Academia de Gravação dos Estados Unidos divulgará esta noite em Los Angeles os nomes dos artistas indicados à 54ª edição do Grammy de música. O evento começará às 19h desta quarta-feira pelo horário local (1h de quinta-feira pelo horário de Brasília) no teatro Nokia de Los Angeles.

Lady Gaga, Rihanna, Sugarland, Ludacris, Jason Aldean e Lupe Fiasco serão alguns dos encarregados pela trilha sonora do evento, que terá como mestre de cerimônias o rapper LL Cool J. Durante a noite, será anunciado o retorno de uma banda, cujo nome não foi divulgado pela organização.

Os analistas concordam em apontar Adele como a grande protagonista da noite graças a seu disco "21" e a músicas de sucesso como "Rolling in the Deep". Em um segundo plano parecem estar o rapper Kayne West, que pode ser indicado pelos álbuns "Watch the Throne" (que gravou com Jay-Z) e "My Beautiful Dark Twisted Fantasy".

Leia também: Adele lança DVD ao vivo enquanto se recupera de cirurgia

Grande vencedora do American Music Awards, a cantora Taylor Swift é outra que aparece bem cotada, com "Speak Now". Outros possíveis candidatos em alguma das categorias principais (melhor álbum, melhor letra e melhor canção) são Lady Gaga com seu disco "Born This Way" e músicas como "You and I", Tony Bennett por "Duets II" e "The Lady Is a Tramp", além de Bruno Mars, Paul Simon, Lady Antebellum e Rihanna.

Tudo parece indicar que, na disputa de melhor música do ano, podem ficar Katy Perry com "Firework", Foster The People com "Pumped Up Kicks" e Nicki Minaj com "Super Bass". Estes dois últimos são uma aposta clara para a categoria de artista revelação junto a The Band Perry.

Na categoria latina, é de se esperar que o grupo Calle 13, grande vencedor da última edição do Grammy Latino, concorra ao prêmio de melhor álbum pop, rock e urbano, com "Entren los que quieran". Shakira ("Sale el sol"), Jennifer López ("Love?") e Pit Bull ("Planet Pit") são alguns dos possíveis rivais.

Leia também: Lady Antebellum e Arcade Fire são os destaques do Grammy 2011

Nesta ocasião, a organização decidiu reduzir de 109 para 78 o número de categorias. Entre os prejudicados por esta diminuição estão os artistas latinos, que viram a unificação dos prêmios de melhor álbum pop e melhor álbum de rock e música urbana em uma só categoria.

A cerimônia de entrega do Grammy será no dia 12 de fevereiro no pavilhão Staples Center de Los Angeles, com transmissão da rede americana CBS, que também exibirá ao vivo a cerimônia de indicações.

    Leia tudo sobre: GrammyAdeleKanye West

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG