A nova geração de divas da música

Quais cantoras poderão ocupar os lugares deixados por Whitney Houston e Etta James? O iG seleciona 10 candidatas

Augusto Gomes, iG São Paulo |

Reuters
Adele durante performance no Grammy 2012
Da metade de 2011 para cá, a música negra perdeu precocemente duas de suas maiores vozes, Whitney Houston e Amy Winehouse . Com a adição da morte da veterana Etta James , a perda é ainda maior: três divas em menos de um ano.

As três mortes abalaram a música soul, mas não tiraram o seu poder. Afinal, a cantora de maior sucesso da atualidade pode ser uma inglesa loira e de olhos claros, Adele - mas a sua música tem DNA negro.

No momento, ela parece não ter rivais na disputa pelo posto de diva da nova geração do soul e do R&B. Ou tem? Veja abaixo dez cantoras, entre nomes consagrados e apostas, que devem dominar a música negra nos próximos anos. Ao final do texto, escolha a sua favorita.

Leia também: Gravadora pede desculpas por aumentar preço de discos de Whitney Houston

nullAdele

Se fosse preciso dar o título de maior diva da música soul da atualidade a uma cantora, a escolhida seria Adele. Seu único empecilho, um problema na garganta, aparentemente foi superado após uma cirurgia. A cantora inglesa de 23 anos acaba de ganhar seis Grammys, incluindo os três mais importantes (gravação, álbum e música do ano) e teve o disco mais vendido do ano passado - 17 milhões de cópias em todo o mundo para o seu segundo trabalho, "21".




nullAlicia Keys

Quando lançou seu primeiro disco, "Songs in A Minor", em 2001, Alicia Keys já foi apontada como a próxima grande estrela da música negra. Na época, ela tinha apenas 20 anos, mas já impressionava por causa de sua bela voz, o talento no piano e também por sua beleza. Mas, de lá para cá, seus discos venderam cada vez menos. Neste ano, lança um novo trabalho. Será que ela consegue retomar o sucesso do início da carreira?




nullBeyoncé

Beyoncé Knowles já era famosa nos anos 1990, quando integrava o grupo Destiny's Child. Mas tornou-se uma superestrela somente quando iniciou sua carreira solo, com o hit "Crazy in Love", em 2003. Outros sucessos se seguiram: "Déjà Vu", "Irreplaceable", "Single Ladies", "Halo" e "Love on Top", para citar apenas os principais. Casada com o rapper Jay-Z, ela deu à luz sua primeira filha, Blue Ivy Carter, no início deste ano.




nullDionne Bromfield

A inglesa Dionne Bromfield acaba de completar 16 anos (nasceu em 1º de fevereiro de 1996), mas já tem dois discos no currículo, "Introducing Dionne Bromfield" (2009) e "Good for the Soul" (2011). Sua voz e sua música lembram muito Amy Winehouse. A semelhança não é mera coincidência: Winehouse era sua madrinha (a última aparição pública de Winehouse inclusive foi num show da afilhada). Para quem gosta de música soul com um toque retrô, Dionne é uma ótima aposta.



nullJanelle Monáe

Janelle Monáe é bem conhecida do público brasileiro. No ano passado, ela se apresentou no Brasil em duas oportunidades: em janeiro, na primeira edição do Summer Soul Festival, e, em setembro, no Rock in Rio. E, nas duas oportunidades, por pouco não roubou o show das atrações principais, Amy Winehouse e Stevie Wonder. Na comparação com outras candidatas a diva, Janelle leva vantagem em pelo menos dois quesitos: os shows extravagantes e a habilidade nos passos da dança.




nullJennifer Hudson

Quem viu Jennifer Hudson interpretando "I Will Always Love You" no tributo a Whitney Houston no Grammy percebeu que sua voz não deve muito à da cantora morta no último sábado. Ela surgiu em 2004, quando participou do reality show American Idol. Apesar de não ter vencido o programa, Jennifer tornou-se conhecida e, dois anos depois, estrelou o filme "Dreamgirls", que lhe valeu o Oscar de atriz coadjuvante. Já lançou dois discos, mas até agora ainda não teve um megahit.




nullLeona Lewis

Leona Lewis é outra cantora revelada num reality show - no caso, o britânico The X Factor. Quando ela surgiu, em 2006, foi imediatamente comparada a artistas como Whitney Houston e Mariah Carey. Lewis tem uma voz tecnicamente perfeita e seu repertório é focado em baladas. Seu terceiro disco, "Glassheart", tinha lançamento previsto para novembro do ano passado, mas ela decidiu regravar algumas músicas e o lançamento agora está marcado para o final deste ano.




nullMarsha Ambrosious

A inglesa Marsha Ambrosious lançou seu primeiro disco, "Late Nights & Early Mornings", em março do ano passado. Mas, antes disso, ela já tinha uma longa carreira como integrante do duo Floetry, além de já ter participado de músicas de Busta Rhymes, Nas e Jamie Foxx. Seu primeiro trabalho solo rendeu boas críticas e vendeu mais de 300 mil cópias nos Estados Unidos, tornando Marsha uma boa promessa da música soul e do R&B.




_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=ultimosegundo%2FMiGCompVideo_C%2FMiG_Detalhe&_cid_=1597629077128&_c_=MiGCompVideo_C Melanie Fiona
Em março, Melanie Fiona lança seu segundo disco, "The MF Life". O primeiro, "The Bridge", tornou essa canadense de 28 anos um nome relativamente conhecido no mundo do R&B. Ela cita Lauryn Hill como sua maior influência, mas seu trabalho também já foi comparado aos de Amy Winehouse e Macy Gray. No ano passado, ela cantou ao lado de Cee Lo Green na música "Fool for You". A faixa ganhou os Grammys de melhore performance de R&B tradicional e melhor canção de R&B.




_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=ultimosegundo%2FMiGCompVideo_C%2FMiG_Detalhe&_cid_=1597629077366&_c_=MiGCompVideo_C Rihanna
Rihanna é outra estrela que dispensa apresentações. Nascida em 1988 em Barbados, uma ilha no Caribe, ela lançou seu primeiro disco em 2005, mas só tornou-se uma estrela em 2007, com a música "Umbrella". Desde então, ficou famosa tanto pelos hits quanto pela vida pessoal conturbada. As comparações com Whitney Houston foram inevitáveis, e só aumentaram depois que surgiram boatos que ela iria estrelar uma refilmagem de "O Guarda Costas", no papel que foi de Whitney.



    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG