Led Zeppelin é acusado de ter plagiado a introdução de "Stairway to Heaven"

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Clássica música teria sido influenciada pela faixa "Taurus", composta em 1968 pela banda norte-americana Spirit

O Led Zeppelin está sendo acusado de plágio pelo advogado do grupo Spirit. Ele alega que o grupo de Jimmy Page e Robert Plant roubou a introdução de "Starway to Heaven" (1971) da canção "Taurus" (1968).

O advogado do guitarrista do Spirit, Randy California, quer que este receba os devidos créditos por "Starway to Heaven".

Ouça as duas músicas ao final deste texto.

John Paul Jones, Robert Plant e Jimmy Page em reunião do Led Zeppelin. Foto: Getty ImagesJimmy Page, durante reunião de Led Zeppelin. Foto: Getty ImagesJohn Paul Jones em reunião do Led Zeppelin. Foto: Getty ImagesImagem do último show do Led Zeppelin, na O2 Arena, em Londres, 2007. Foto: Getty ImagesEntrada do show de reunião do Led Zeppelin ocorrido em Londres, 2007. Foto: Getty ImagesO Led Zeppelin nos bastidores de seu último show: John Paul Jones, Robert Plant, Jason Bonham e Jimmy Page. Foto: (Divulgação)Robert Plant: sem mais reuniões do Led Zeppelin para o vocalista. Foto: Getty ImagesLed Zeppelin em 1969: John Paul Jones, Robert Plant, John Bonham e Jimmy Page. Foto: Getty Images

O Led Zeppelin e o Spirit, que gravaram juntos a música "I Got a Line on You", fizeram quatro shows juntos, entre 1968 e 1969, nos quais Spirit tocou "Taurus".

Em uma entrevista à revista "Listener" no mesmo ano de sua morte, em 1997, Randy California disse que achava "Starway to Heaven" uma "exploração". "Os caras ganharam milhões de dólares e nunca agradeceram, nunca disseram 'Podemos te pagar alguma quantia pela canção?'."

"É doloroso. Talvez algum dia a consciência deles os farão tomar alguma atitude", disse California.

Siga o iG Cultura no Twitter

Spirit e a família de California teriam esperado até agora para o processo porque não tinham dinheiro para pagar um advogado. No fim da vida do guitarrista, ele tocava cítara em um restaurante indiano em troca de comida.

A assessoria do Led Zeppelin se recusou a falar sobre o assunto, mas Page discutiu o histórico da banda em relação a créditos musicais em uma entrevista recente ao "The New York Times".

Quando foi perguntado por que o grupo demorou para creditar Willie Dixon por pedaços de letra e melodia da música "Whole Lotta Love", ele disse: "Dentro da nossa letra está 'You Need Love', de Dixon, e existem semelhanças com a nossa música. Não estou apontando o dedo para ninguém, estou apenas dizendo que foi isso o que aconteceu, e Willie Dixon conseguiu o crédito. É justo".

O Led Zeppelin vai lançar no dia 3 de junho novas edições dos três primeiros discos de sua carreira, "Led Zeppelin", "Led Zeppelin 2" e "Led Zeppelin 3". Cada um estará disponível também na versão de luxo, que conta com um CD de músicas gravadas em estúdio nunca ouvidas antes e faixas ao vivo.


Leia tudo sobre: led zeppelinmusica

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas