Clássica música teria sido influenciada pela faixa "Taurus", composta em 1968 pela banda norte-americana Spirit

O Led Zeppelin está sendo acusado de plágio pelo advogado do grupo Spirit. Ele alega que o grupo de Jimmy Page e Robert Plant roubou a introdução de "Starway to Heaven" (1971) da canção "Taurus" (1968).

O advogado do guitarrista do Spirit, Randy California, quer que este receba os devidos créditos por "Starway to Heaven".

Ouça as duas músicas ao final deste texto.

O Led Zeppelin e o Spirit, que gravaram juntos a música "I Got a Line on You", fizeram quatro shows juntos, entre 1968 e 1969, nos quais Spirit tocou "Taurus".

Em uma entrevista à revista "Listener" no mesmo ano de sua morte, em 1997, Randy California disse que achava "Starway to Heaven" uma "exploração". "Os caras ganharam milhões de dólares e nunca agradeceram, nunca disseram 'Podemos te pagar alguma quantia pela canção?'."

"É doloroso. Talvez algum dia a consciência deles os farão tomar alguma atitude", disse California.

Siga o iG Cultura no Twitter

Spirit e a família de California teriam esperado até agora para o processo porque não tinham dinheiro para pagar um advogado. No fim da vida do guitarrista, ele tocava cítara em um restaurante indiano em troca de comida.

A assessoria do Led Zeppelin se recusou a falar sobre o assunto, mas Page discutiu o histórico da banda em relação a créditos musicais em uma entrevista recente ao "The New York Times".

Quando foi perguntado por que o grupo demorou para creditar Willie Dixon por pedaços de letra e melodia da música "Whole Lotta Love", ele disse: "Dentro da nossa letra está 'You Need Love', de Dixon, e existem semelhanças com a nossa música. Não estou apontando o dedo para ninguém, estou apenas dizendo que foi isso o que aconteceu, e Willie Dixon conseguiu o crédito. É justo".

O Led Zeppelin vai lançar no dia 3 de junho novas edições dos três primeiros discos de sua carreira, "Led Zeppelin", "Led Zeppelin 2" e "Led Zeppelin 3". Cada um estará disponível também na versão de luxo, que conta com um CD de músicas gravadas em estúdio nunca ouvidas antes e faixas ao vivo.


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.