Fotógrafo registra o aperto que os fãs passam para ver os shows direto da grade

Por Susan Souza , iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Em "Linha de Frente", Gabriel Quintão mostra o desconforto das pessoas que assistem aos shows na primeira fila

As expressões estão exaustas, suadas. Os corpos, colados uns aos outros, aderem à grade em frente ao palco, local mais privilegiado e ingrato para assistir a um show. O aperto vivenciado pelos fãs que escolhem ficar o mais perto possível de seus ídolos foram registrados em "Linha de Frente", ensaio feito pelo fotógrafo Gabriel Quintão.

Siga o iG Cultura no Twitter

Fotos do ensaio 'Linha de Frente', de Gabriel Quintão. Foto: Gabriel QuintãoFotos do ensaio 'Linha de Frente', de Gabriel Quintão. Foto: Gabriel QuintãoFotos do ensaio 'Linha de Frente', de Gabriel Quintão. Foto: Gabriel QuintãoFotos do ensaio 'Linha de Frente', de Gabriel Quintão. Foto: Gabriel QuintãoFotos do ensaio 'Linha de Frente', de Gabriel Quintão. Foto: Gabriel QuintãoFotos do ensaio 'Linha de Frente', de Gabriel Quintão. Foto: Gabriel QuintãoFotos do ensaio 'Linha de Frente', de Gabriel Quintão. Foto: Gabriel QuintãoFotos do ensaio 'Linha de Frente', de Gabriel Quintão. Foto: Gabriel QuintãoFotos do ensaio 'Linha de Frente', de Gabriel Quintão. Foto: Gabriel Quintão

"A realidade das pessoas na primeira fila é quase sempre oculta. Você não vê isso nas transmissões de shows pela TV e só, as vezes, em fotos. Minha intenção é mostrar esse masoquismo dessas pessoas, que lutam para ficar ali em troca de estar alguns metros mais perto dos seus ídolos", explica o fotógrafo ao iG.

A curiosidade de Quintão pela "primeira fila da grade" surgiu em 2011, durante o Rock in Rio. "Já tinha visto apertos na primeira fila, mas lá foi chocante ver o que as pessoas estão dispostas a fazer para ficar perto do seu ídolo."

As fotos que compõem o ensaio "Linha de Frente" foram feitas em shows de gêneros musicais e público variados, como Justin Bieber, Motörhead, Coldplay, Slayer e Metallica. De acordo com Quintão, o que mais impressiona é o esforço "desmedido" do público.

"Muitas vezes, estar próximo ao ídolo em um grande show é como travar uma batalha. São pessoas, muitas vezes crianças, expostas a situações extremas de violência e sofrimento, em um lugar onde o principal objetivo seria a diversão", analisa. O ensaio completo de "Linha de Frente" pode ser visto no site de Gabriel Quintão.

Leia tudo sobre: fotografiamúsicashowgabriel quintãolinha de frente

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas