Ecad distribui mais de R$ 804 milhões em direitos autorais referentes a 2013

Por iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Em nota, entidade divulga que houve crescimento de 70% no valor distribuído; Shows internacionais e grandes festivais de música também contribuíram para o aumento da arrecadação

O Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), órgão que faz o repasse dos direitos autorais a compositores, intérpretes, produtores e músicos, distribuiu R$ 804,1 milhões referente às execuções públicas de canções no Brasil em 2013. Os dados foram revelados nesta quinta-feira (13).

Siga o iG Cultura no Twitter

Divulgação
Beyoncé em show no Rock in Rio 2013

No total, mais de 122 mil titulares de músicas e associações foram beneficiados. Segundo o Ecad, o número é um recorde que representa, em relação a 2012, um aumento de mais de 70% no valor distribuído e mais de 15% na quantidade de artistas beneficiados.

Ainda segundo o órgão, a distribuição de direitos autorais cresceu 153% nos últimos cinco anos. O Ecad comemora os aumentos na arrecadação em comparação com 2012, visto que na veiculação de músicas em canais de TV por assinatura ouve um aumento de 576%; a TV aberta teve 164% de crescimento; música ao vivo aumentou 40%; casas de festas tiveram 21% a mais.

Em nota, o órgão explica que a negociação antecipada de apresentações internacionais como as de Paul McCartney, Red Hot Chilli Peppers, Justin Bieber, Beyoncé, Aerosmith, Elton John e Black Sabbath, além de festivais como o Rock in Rio e Lollapalooza, também contribuiram para o aumento da arrecadação dos direitos autorais em 2013.

Leia tudo sobre: ecaddireitos autoraismúsica

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas