Vocalista do grupo Nirvana, morto em 1994, será relembrado em sua cidade natal todo 20 de fevereiro a partir deste ano

Ainda que Kurt Cobain não guardasse memórias exatamente felizes sobre o período em que viveu em Aberdeen, cidade a 170 km de Seattle, no estado de Washington, sua cidade natal instituiu o 20 de fevereiro como o "Dia Kurt Cobain". 

O vocalista do Nirvana nasceu em 20 de fevereiro de 1967 e morreu em 5 de abril de 1994, aos 27 anos. Sobre Aberdeen, ele chegou a dizer em entrevistas que a cidade, de 16 mil habitantes, era como "(o seriado) 'Twin Peaks', mas sem a empolgação".

Mesmo expressando opiniões controversas, pela primeira vez a cidade onde Cobain nasceu e cresceu vai celebrar o aniversário do artista que marcou os anos 1990 à frente do Nirvana.

Recentemente, Bill Simpson, prefeito de Aberdeen, disse que "os moradores da cidade devem se orgulhar do papel que a comunidade teve na vida de Kurt Cobain", acrescentando que o reconhecimento local tomou proporções internacionais "por causa de Kurt e de seus conhecimentos artísticos".

Placa na entrada da cidade de Aberdeen faz referência à música do Nirvana
Reprodução
Placa na entrada da cidade de Aberdeen faz referência à música do Nirvana

Foi em Aberdeen que o músico viveu suas primeiras decepções, como o divórcio dos pais. Artisticamente, os primeiros ensaios do Nirvana aconteceram na cidade, onde também morava o baixista Krist Novoselic. Porém, o sucesso do grupo veio mesmo após a mudança para Seattle. 

Desde 2005, a placa de boas vindas da cidade ganhou uma referência a Cobain, com a mensagem "come as you are", nome de uma das músicas mais famosas do grupo, adicionada logo abaixo da frase "bem-vindo a Aberdeen".

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.